MENU

S.O.S: Você já sentiu vontade de pedir Socorro?

S.O.S: Você já sentiu vontade de pedir Socorro?

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 1:02

Gritar com toda força pedindo a ajuda de alguém? Creio que muitos de nós já passamos por alguma situação onde a única palavra que surge é o clamor por socorro. Que alguém nos ajude, pois estamos sem forças, impotentes e prestes a afundar no mar do desespero.

Muitas vezes me vi nessa situação e meu pedido de socorro era dirigido a alguma pessoa, qualquer uma que pudesse me estender a mão naquela hora. Mas também aprendi que nessas horas Deus está atento, acordado e não vacila.

Mas hoje eu quero tirar o foco de nós, seres humanos, e olhar para nosso planeta. Estamos nos acostumando a assistir noticiários comunicando e mostrando terremotos e tsunamis destruidores. Tudo isso já não causa um choque no coração das pessoas e por pior que seja a situação das pessoas afetadas existe outro alguém que clama por socorro em altíssima voz, a terra.

Desde o inicio quando todo esse desajuste surgiu mais intensamente os estudiosos levantaram questionamentos acerca do causador de tudo isso. O mais Interessante é que ultimamente eles têm descoberto que o “monstro” sempre esteve diante deles, diante do espelho, o homem!

Certa vez eu estava na beira do mar conversando com um amigo quando avistei uma cena de arrepiar, uma jovem senhora jogou seu copo descartável no chão sem a menor preocupação com as conseqüências de seu ato. Dirigi-me a ela e lhe devolvi o copo e afirmei que desejo voltar mais vezes e encontrar a praia limpa.  Pior que uma visitante sujar a praia é ver um surfista, um pescador, um morador da praia poluindo a areia e o mar. Os que deviam ser os guardiões muitas vezes se tornam os piores vilões.

Você sabe o que significa SOS? Significa “Save Our Souls”. Quando alguém escreve SOS pede socorro com toda sua alma. A terra tem sofrido e seus gritos por socorro têm deixado rastros de destruição que são a conseqüência do mau gerenciamento dos responsáveis, nós!

Sabe o que a Palavra do Criador declara sobre nossa responsabilidade em cuidar bem do planeta? Vejamos o texto de Gênesis 1:20-30, diz: “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã: o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.”

Fomos chamados por Deus para dominar, mas não devemos ignorar nossa responsabilidade de frutificar e multiplicar toda a criação. O homem se tornou um dominante infrutífero que destrói, usufrui sem sabedoria e colhe os maus frutos de suas atitudes.

SOS planeta terra! Escutemos a terra gemer a cada terremoto, tsunami e catástrofe que tomamos conhecimento. Sejamos defensores daquela que está clamando por nosso socorro.

Marquito Santos   é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br  

veja também