
René Breuel é um escritor paulistano que mora em Roma, na Itália. Autor da obra Não é fácil ser pai (Mundo Cristão), possui mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e em Teologia pelo Regent College, no Canadá.

Para mim, as noites nunca tiveram mais emoções do que os dias. Mas quando a minha esposa e eu tivemos o nosso primeiro filho, nos unimos às legiões de zumbis noturnos que descobrem o quanto pode acontecer enquanto a maior parte da humanidade dorme feliz e tranquila.
De dia, o nosso bebê era um anjinho. Mas de noite... ele uivava e anunciava a toda a vizinhança que tinha pais maus, maus, maus. Enquanto tentávamos entender qual era o problema, eu imaginava os vizinhos formando um comitê para nos expulsar da comunidade dos seres humanos sensatos.
A transformação de um bebê adorável em um Gremlin após o pôr-do-sol me fez assumir papéis inesperados. Para a minha esposa, eu virei um Palestrante Motivacional: você consegue! É isso mesmo! Ele está quase dormindo! Para meu filho, me tornei um Domador de Leões que fazia de tudo para acalmá-lo enquanto ele rugia contra mim. E para Deus, me revelei um Suplicante Desesperado que orava com fervor redobrado.
Quando o Pietro completou duas semanas de vida, alcançamos o paraíso: uma noite inteira de sono. Acordamos de manhã sem acreditar. Será que ele tinha morrido? Quando percebemos que estava tudo bem, houve abraços, celebrações, até discursos de agradecimento de prêmios imaginários.
Ainda bem que nunca nos deram aquele prêmio, pois aquela noite foi mais a exceção do que a regra. E, com o passar do tempo, fiz paz com a madrugada. Os meus dias se tornaram entorpecidos, mas nunca tinha tido noites tão significativas.
Como compartilho no livro Não é fácil ser pai, eu estava exausto quando colocava meu filho de volta no berço. Mas também estava feliz de ver refletida no céu estrelado uma pequena vitória doméstica: o leãozinho tinha sido domado. A casa estava de volta em paz. E eu podia voltar a dormir grato a Deus por tudo isso.
René Breuel é escritor brasileiro que mora em Roma. Autor das obras Não É fácil Ser Pai e O Paradoxo da Felicidade, possui mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e em Teologia pelo Regent College, no Canadá.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: O Dia dos Pais celebra a reconfiguração de uma inteira família
Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.
Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.
Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições