Características daquele que Deus usa – Jonas 1

Em nós mesmos não somos nada, mas n’Ele, podemos realizar grandes coisas.

Fonte: Guiame, Ricardo SoaresAtualizado: segunda-feira, 18 de março de 2019 às 20:14
(Foto: Reprodução/Pixabay)
(Foto: Reprodução/Pixabay)

INTRODUÇÃO

A história do profeta Jonas é bem conhecida. Creio eu, que seja uma das mais citadas e contadas nas salinhas do ministério infantil das igrejas em geral. Isso acaba criando em nós uma falsa sensação de que já à conhecemos com profundidade, porém, é válido analisá-la com mais atenção, pois é uma história com muitas lições e até poderíamos dizer, com mensagens subliminares.

Nessa reflexão, iremos falar sobre as características do tipo de pessoa que Deus usa baseado na história do profeta Jonas. Em 1º lugar, acredito que todos nós temos o desejo de ser usados por Deus, não é mesmo? E isso, porque entendemos que uma pessoa usada por Deus, é uma pessoa de êxito.

E na visão da sociedade, se fossemos elencar quais são as características de um homem ou mulher de êxito, com certeza encontraríamos essas na lista:

  1. Visão (Ver além das circunstâncias, prever resultados)
  2. Valores (Conjunto de características morais)
  3. Integridade (Está relacionado com conduta moral, ética, educação)
  4. Inteligência (Faculdade de conhecer, compreender e aprender)
  5. Sagacidade (Facilidade e velocidade de compreender, aprender e se virar)
  6. Tenacidade (Resistência, aderência, constância)
  7. Responsabilidade (Cumprir os compromissos assumidos)
  8. Diplomacia (Saber se relacionar bem com as pessoas)

Analisando a lista acima, seria natural imaginar que essas são as características que uma pessoa deve ter para ser usada por Deus, porém, veremos através do exemplo de Jonas, que a visão de Deus é diferente da nossa e que apesar dos pontos citados acima serem excelentes qualidades, não são determinantes para Deus.

Sendo assim, vamos ver algumas características de uma pessoa que Deus usa:

1 - É ESCOLHIDA POR ELE – Jonas desobedeceu à Deus, tentou fugir d’Ele, tentou enganar à Deus, agiu com frieza, se irou contra a vontade d’Ele, porém, foi escolhido por Ele. As vezes não entendemos as escolhas de nosso Pai, mas temos que ter em mente, que sua escolha é:

Soberana – Ele é Deus, portanto faz o que quer, do jeito que quer e na hora que quer.

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”. Jó 42:2

Incondicional – Não se baseia em nossas qualidades e virtudes.

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. ” Jeremias 1:5 

Visionária – Ele vê não o que somos, mas o que podemos ser.

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. ” 1 Samuel 16:7

2 – RECEBE UMA MISSÃO – Deus deu um direcionamento específico para Jonas, ir para Nínive para pregar. Quando Ele nos dá uma visão, sempre é algo sólido e claro. Vemos a mesma atitude d’Ele em toda a Bíblia, em homens como; Josué (Josué 1:1-11), Gideão (Juízes 6:11-16), Pedro e André (Mateus 4:8-20) e Paulo (Atos 9:3-15).

Em todos os casos citados, percebemos que a missão dada por Deus tinha duas características, eram possíveis e inquestionáveis.

Veja o que o Senhor disse em resposta as argumentações do profeta Jeremias:

“Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. ” Jeremias 1:7,8

3 – É IMPERFEITA – Apesar de ser profeta, Jonas era imperfeito. Como vimos acima, ele desobedeceu à Deus, tentou fugir d’Ele, agiu com frieza e se irou, entre outras coisas. E isso, porque ele era imperfeito.

Assim como Jonas, nós também somos. Somos imperfeitos porque muitas vezes:

Somos indispostos – Não temos o desejo de atender seu chamado de prontidão.

Nos consideramos incapazes – Não confiamos em Deus, mas em nossa capacidade, assim como Jeremias:

“Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. ” Jeremias 1:6

Não sabemos quem somos n’Ele – Moisés teve a mesma sensação:

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? ” Êxodo 3:11

Em nós mesmos não somos nada, mas n’Ele, podemos realizar grandes coisas. 

Existe uma frase muito conhecida, que muitos pensam ser um versículo bíblico, mas foi dita por Albert Einstein e essa frase, traduz bem esse tópico:

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança."

Ela é quase perfeita, eu só acrescentaria no final o seguinte: “...depende de nossa força de vontade, perseverança e principalmente, obediência. ”

A única coisa que precisamos para vencer nossa imperfeição é ser obedientes ao chamado de Deus, pois o resto, Ele fará.

4 – CONHECE A DEUS – Uma coisa que me chama atenção é que mesmo estando todo errado, Jonas conhecia Deus! Quando questionado pelos marinheiros, que o chamaram de dorminhoco, ele responde:

“Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que está violenta tempestade caiu sobre vocês". Jonas 1:1,2.

Ele conhecia tão bem a Deus que sabia que aquela tempestade era culpa dele!

Outro detalhe que me chama a atenção, é que a desobediência de Jonas quase custou a vida daqueles homens. Quando estamos em desobediência, quem está à nossa volta também é atingido, quem está a nossa volta corre risco de morte! Isso é muito sério!

Em contrapartida, a preocupação que Jonas não teve com a vida daquelas pessoas, aqueles homens tiveram com ele, pois tiveram muito receio de jogá-lo ao mar!

CONCLUSÃO

Que possamos cada vez mais ter a certeza de que Ele nos escolheu, nos comissionou, nos capacita e que precisamos cada vez mais conhecê-lo, pois só assim seremos capazes de obedecê-lo e ser usados por Ele.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36

Por Ricardo Soares - Pastor de jovens e líder de louvor na Igreja Ministério Fonte de Vida, em Vila Velha (ES). Para saber mais, acesse soteologia.com.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições