Compreendendo a vontade de Deus

Como resolver esse dilema que faz parte da vida de todo cristão?

Fonte: Guiame, Rodrigo PestanaAtualizado: quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024 às 17:35
(Foto: Unsplash/Fa Barboza)
(Foto: Unsplash/Fa Barboza)

Se você é um cristão, com certeza já passou pela sua mente o seguinte questionamento em alguma fase da sua vida: “Será que isso é a vontade de Deus para mim?” Acredite, você não é o único!

Como cristão, tem coisas que fazem parte da nossa crença, como por exemplo, se está na Bíblia de maneira declarada, acabou a dúvida! Porém, muitas vezes, não está de maneira declarada, mas por princípios bíblicos a pessoa já consegue descartar, como por exemplo, “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”, nos dias de hoje nem tudo é conveniente, diante disso outras dúvidas seriam sanadas, aliás, muitas delas, só basta querer; mas o ponto é, nem todos os questionamentos se resolvem baseado nesses pontos, então, como podemos identificar a vontade de Deus de maneira mais “personalizada” para cada área da nossa vida?

Alguns pontos que costumo deixar para as pessoas refletirem em suas vidas é: “Será que é o tempo correto para você viver isso?”. Eu digo isso, pois, muitas vezes, Deus nos dá um sinal, fala conosco, porém, é algo para o futuro não é para o presente. Quando Deus falou para Samuel que tinha escolhido um rei e que ele deveria ungi-lo, Davi não foi rei de imediato, isso aconteceria vários anos após isso, ou seja, não era o tempo de Davi ainda viver aquela unção propriamente dita. Deus tem os seus tempos determinados, temos que buscar compreender essa questão do “tempo” para tudo na nossa vida. Isso é muito importante, evita muitas frustrações em nós!

Outro ponto bem pertinente para identificar a vontade de Deus é que devemos buscar conselhos. Pv11.14 diz “Não havendo sábia direção o povo cai, mas na multidão de conselhos, há segurança”. O provérbio já diz por si só porque muitas pessoas “caem”, pois não tem uma direção sábia, pessoas tomam decisões precipitadas, muitas vezes até sem sentido. O correto é buscar um aconselhamento, falar com pessoas mais experientes, tanto nessa “área da dúvida” em questão, como também com pastores, que são líderes espirituais que ajudam nesse direcionamento em si para sua vida.

Um penúltimo ponto de avaliação e que podemos ver na vida do próprio Senhor, é o de “seguir o propósito de Deus e não nossas emoções”. Jesus quando estava no Getsêmani disse: “Pai se possível passe de mim esse cálice, todavia, não seja como eu quero, mas como Tu queres”. Jesus mesmo disse que estava profundamente triste nessa situação, imagine a pressão sobre Ele! Muitas vezes passamos por situações angustiantes, dolorosas, que nos pressionam, querem nos fazer desistir, nossa alma está gritando por dentro pedindo um “basta”, e é justamente nessas horas que precisamos parar e enxergar o propósito de Deus por trás. Se existir um propósito de Deus por trás, temos que avançar, continuar, não desistir! Se não tiver um propósito de Deus por trás, eu te pergunto: “Por que você está forçando essa situação?”. Pense nisso para que você não se meta em ciladas!

Por fim, mas não menos importante, pelo contrário, ao meu ver é a que eu mais usei em toda minha vida cristã é: “A paz de Cristo é o árbitro do seu coração”. Cl 3.15 diz isso, que a paz de Cristo (e não a sua) é a que deve decidir, que deve governar seus pensamentos, sentimentos e ações. Muitas vezes essa paz no coração vai fazer você decidir de maneira contrária ao que muitas pessoas fariam, pois não existe uma “lógica” por trás, é mais “Deus falando um sim ou um não”, e o restante do mundo dizendo o contrário a isso. Eu particularmente já tomei decisões de compra de apartamento, de mudança de emprego, e outras decisões importantes, onde todo o contexto dizia uma coisa, mas Deus colocava paz no meu coração falando outra. Eu não tive dúvidas, sempre segui o “sim ou o não” de Deus para minha vida, pois sei que o meu coração é enganoso, e também sei que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável para minha vida! Portanto, não confie em você, confie em Deus e você tomará a decisão certa na sua vida!

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Jesus é intencional

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições