Rosana Sá

Rosana Sá

Cristã desde adolescente, Membro da Igreja Metodista Wesleyana, Diretora Geral de Ministérios, Adm de Empresas, Professora Universitária, Empresária, Mentora de Líderes e Equipes e CEO da Cyclos Consultoria.

Autocuidado que não é egoísmo

Série: Entre o culto ao corpo e o descuido – o caminho do cuidado reverente.

Fonte: Guiame, Rosana SáAtualizado: segunda-feira, 13 de outubro de 2025 às 18:05
(Foto: Unsplash/Tony Litvyak)
(Foto: Unsplash/Tony Litvyak)

Introdução

Autocuidado não é vaidade nem egoísmo. É mandamento indireto das Escrituras. Jesus declarou: “Ame o próximo como a si mesmo” (Mc 12:31). Isso pressupõe que precisamos aprender a cuidar de nós para amar bem os outros.

O próprio Cristo buscava momentos de descanso e oração (Mc 1:35; 6:31). Elias, exausto, foi restaurado por Deus com pão e água (1Rs 19:5-8). Esses exemplos mostram que autocuidado é espiritualidade prática. É reconhecer limites e se abastecer para servir melhor.

Em tempos em que produtividade virou ídolo, autocuidado parece luxo. Mas, à luz da Bíblia, é disciplina que fortalece o corpo e a alma para a missão.

“Amar-se de maneira saudável é o primeiro passo para amar bem os outros.” — Henri Nouwen

Dados que Despertam

- Pesquisas recentes mostram que 19% das mulheres brasileiras entre 20 e 70 anos nunca fizeram mamografia, e cerca de 38% não realizam o exame como recomendado.

- Outubro Rosa provoca impacto real: há um aumento de até 33% nas mamografias em outubro e até 39% nos meses seguintes.

- Mulheres mais jovens (40–49 anos) tendem a buscar exames preventivos por iniciativa própria, revelando diferenças geracionais.

Reflexões Finais

Autocuidar-se é mais do que uma escolha inteligente — é obediência ao mandamento do amor. Jesus nos chama a amar o próximo, mas Ele mesmo nos lembrou que isso só é possível quando aprendemos a nos amar de forma saudável.

Quantos de nós temos vivido como se corpo e alma fossem máquinas de produção, até que a exaustão nos paralise? Valorizo todos os dias o cuidado e concordo que Outubro Rosa é uma valiosa oportunidade para agir. Um convite à pausa, ao respiro e ao realinhamento. O Senhor nos chama a cuidar de nós não para ficarmos voltados para dentro, mas para termos forças de olhar para fora.

Não negligencie o dom de sua vida em nome da pressa, do trabalho ou da rotina. Lembre-se: quando você cuida de si, está dizendo a Deus que deseja estar pronto(a) para cuidar do outro, pronto(a) para permanecer firme na missão.

Há alguma mulher que você deseja enviar esta reflexão? Seja um(a) espalhador (a) de vida.

 

Rosana Sá (@rosanasa_oficial) é Mentora de Líderes e Equipes, CEO & Founder da Cyclos Consultoria, empresa dedicada a inovação e transformações organizacionais por meio da humanização, comunicação e resultados sustentáveis.  Administradora com especializações em Marketing, Neurociência e Comportamento PUCRS, Cursando MBA em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Negócios, Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, Certificações em Inteligência Emocional, Analista Comportamental Profiler – Sólides, Disc pelas Thomas Internation e consultora empresarial. Professora Universitária, Diretora de Gestão Estratégica na Academia Nacional de Seguros e Previdência. Palestrante e Conferencista. Casada com Ataulfo, mãe da Brunna, do Luccas e da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Corpo não é ídolo, é templo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições