Rosana Sá

Rosana Sá

Cristã desde adolescente, Membro da Igreja Metodista Wesleyana, Diretora Geral de Ministérios, Adm de Empresas, Professora Universitária, Empresária, Mentora de Líderes e Equipes e CEO da Cyclos Consultoria.

O convite ao florescimento

Série: Florescimento – vida plena em Deus

Fonte: Guiame, Rosana SáAtualizado: segunda-feira, 1 de setembro de 2025 às 18:02
(Foto: Unsplash/Nik Shuliahin)
(Foto: Unsplash/Nik Shuliahin)

Introdução

Setembro é um mês especial em que se fala muito sobre saúde emocional e valorização da vida. Nesse contexto, queremos refletir sobre o florescimento, um termo que descreve o processo de viver de forma plena, saudável e com propósito.

Na linguagem bíblica, florescer é imagem recorrente: o justo é comparado à palmeira, ao cedro, à árvore junto às águas. Essas metáforas falam de vitalidade, raízes firmes e frutos que abençoam outros.

O que significa florescimento?

- Na Psicologia Positiva – É um estado de prosperidade integral, quando a pessoa vive sua melhor versão, com equilíbrio emocional, bons relacionamentos, propósito e realizações. Martin Seligman, criador da área, sistematizou o florescimento no modelo PERMA.

- Na Filosofia – Desde Aristóteles, a ideia de eudaimonia descreve uma vida boa, plena e virtuosa: viver de acordo com a finalidade para a qual fomos criados.

  • Na Bíblia – Muito antes das teorias modernas, a Palavra de Deus já falava sobre florescer: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas...” (Salmo 1:3)
  • “Eu sou a videira, vós sois as varas...” (João 15:5)
  • “O justo florescerá como a palmeira...” (Salmo 92:12)

Assim, entendemos que a ciência observa os sinais do florescimento, mas é em Cristo que encontramos sua raiz verdadeira e eterna.

Quadro comparativo: Florescimento em 5 Dimensões

Dimensão (PERMA)        

Definição Técnic

Fundamento Bíblico

P – Emoções Positivas   

Cultivar gratidão, esperança, alegria  

“A alegria do Senhor é a vossa força.” (Neemias 8:10) - 2 -

E – Engajamento

 

Viver com envolvimento, dar o melhor de si

 

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor...” (Colossenses 3:23)

R – Relacionamentos

 

Desenvolver vínculos saudáveis e de apoio mútuo

 

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (João 13:34-35)

M – Significado

 

Ter propósito e sentido de vida

 

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras...” (Efésios 2:10)

A – Realizações

 

Conquistar objetivos e deixar frutos

 

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz...” (Gálatas 5:22)

 

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.” (Salmo 92:12)

Aplicação prática

- Olhar para si: pergunte-se se tem vivido de forma abundante em Deus. Perceba-se: será que sua rotina está marcada por vitalidade espiritual ou apenas por tarefas automáticas?

- Olhar para o outro: identifique quem ao seu redor precisa ser convidado a florescer em Cristo. Perceba o outro: aquele amigo desanimado que pode ser chamado para caminhar com você, ou um colega que precisa de encorajamento. Um familiar pode demonstrar aspereza e irritabilidade sem motivos aparentes, por exemplo. Pode revelar um estágio interior de carência. Segundo Rosemberg Marshall a agressão é uma necessidade não atendida, nenhuma violência é justificada mas precisamos procurar entender as causas-raízes.

Florescer em Ação

Florescer é viver de forma abundante, enraizada em Cristo. Mas não basta admirar o convite — é preciso aceitá-lo.

Você está disposto(a) a reorganizar sua vida para que Cristo seja sua raiz e sua fonte? Quem ao seu redor precisa receber esse convite através de você ainda hoje?

 

Rosana Sá (@rosanasa_oficial) é Mentora de Líderes e Equipes, CEO & Founder da Cyclos Consultoria, empresa dedicada a inovação e transformações organizacionais por meio da humanização, comunicação e resultados sustentáveis.  Administradora com especializações em Marketing, Neurociência e Comportamento PUCRS, Cursando MBA em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Negócios, Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, Certificações em Inteligência Emocional, Analista Comportamental Profiler – Sólides, Disc pelas Thomas Internation e consultora empresarial. Professora Universitária, Diretora de Gestão Estratégica na Academia Nacional de Seguros e Previdência. Palestrante e Conferencista. Casada com Ataulfo, mãe da Brunna, do Luccas e da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O tempo da alma e o tempo de Deus

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições