Rosana Sá

Rosana Sá

Cristã desde adolescente, Membro da Igreja Metodista Wesleyana, Diretora Geral de Ministérios, Adm de Empresas, Professora Universitária, Empresária, Mentora de Líderes e Equipes e CEO da Cyclos Consultoria.

O processo do florescer

Série: Florescimento – vida plena em Deus.

Fonte: Guiame, Rosana SáAtualizado: segunda-feira, 15 de setembro de 2025 às 18:08
(Foto: Unsplash/Hari Nandakumar)
(Foto: Unsplash/Hari Nandakumar)

Introdução

Setembro Amarelo é uma oportunidade para refletir sobre o processo do florescer. Florescer não acontece da noite para o dia. Nenhuma árvore dá frutos sem antes passar por estações de crescimento, poda e cuidado. Assim também é a vida espiritual: florescer é um processo.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

Reflexão

- O florescimento exige raízes profundas (Colossenses 2:7).

- Há tempos de espera em que Deus trabalha no invisível.

- Há momentos de poda em que Ele remove o que impede nosso crescimento (João 15:2).

- Há tempos de frutificação em que o que foi cultivado se torna visível.

O processo do florescer envolve confiança: mesmo quando não vemos nada acima da terra, sabemos que as raízes estão sendo fortalecidas no oculto.

Aplicação prática

- Olhar para si: seja paciente consigo mesmo no tempo do processo. Permita-se ser moldado por Deus. Perceba-se: talvez você esteja em um tempo de espera, orando por algo que ainda não se cumpriu; ou em um tempo de poda, enfrentando perdas que doem mas que fazem parte do cuidado de Deus; ou em um tempo de frutos, colhendo resultados de fidelidade.

- Olhar para o outro: reconheça que todos estão em diferentes estágios do florescer. Em vez de julgar, apoie e encoraje. Perceba o outro: aquele irmão que parece “parado” pode estar apenas em tempo de espera; aquela amiga em lágrimas pode estar no processo de poda; aquele familiar que celebra vitórias pode estar em tempo de frutificação. Cada um tem seu ritmo — ore, apoie, celebre junto.

Florescimentor em Ação

O florescer é processo. Cada estação carrega sua beleza e seu propósito, mesmo quando é dolorosa.

O desafio é confiar e permanecer. Você consegue identificar em qual estação está hoje? E mais: como pode honrar a estação do outro, apoiando-o em vez de julgá-lo?

 

Rosana Sá (@rosanasa_oficial) é Mentora de Líderes e Equipes, CEO & Founder da Cyclos Consultoria, empresa dedicada a inovação e transformações organizacionais por meio da humanização, comunicação e resultados sustentáveis.  Administradora com especializações em Marketing, Neurociência e Comportamento PUCRS, Cursando MBA em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Negócios, Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, Certificações em Inteligência Emocional, Analista Comportamental Profiler – Sólides, Disc pelas Thomas Internation e consultora empresarial. Professora Universitária, Diretora de Gestão Estratégica na Academia Nacional de Seguros e Previdência. Palestrante e Conferencista. Casada com Ataulfo, mãe da Brunna, do Luccas e da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Quando a alma não floresce

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições