A mitologia da unção

A mitologia da unção

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Ag 2.11- 14: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Pergunta agora aos sacerdotes, acerca da lei, dizendo: Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com ela tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em outro qualquer mantimento, porventura ficará isto santificado? E os sacerdotes responderam: Não. E disse Ageu: Se alguém que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam, dizendo: Ficará imunda. Então respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o SENHOR; e assim é toda a obra das suas mãos; e tudo o que ali oferecem imundo é."  

Comportamentos litúrgicos como unções, declarações e orações não são capazes de santificar objetos, lugares e pessoas de má procedência e de uso pecaminoso. Somente uma mudança de função ou do comportamento poderá nos purificar.  

Israel era uma terra sagrada e repleta de rituais e preceitos, mas tudo o que conseguiu ouvir do Senhor foi: "diz o SENHOR; assim é toda a obra das suas mãos, e o que ali oferecem: tudo é imundo". 

A liturgia não tem o objetivo de purificar, mas de dar ao que foi santificado uma oportunidade de se expressar. Dinheiro roubado continua sendo dinheiro roubado, mesmo depois se banhar em uma tonelada de óleo ungido, mas o óleo utilizado neste ritual se tornará impuro, pois foi transformado em instrumento de um ritual de lavagem de dinheiro sujo. O diabo quer conquistar palcos, Deus quer corações. 

Cerimônias religiosas são acionadas com o intuito de dar ao trambique, um ar espiritual. É como orar para que Deus abençoe uma conversa onde o seu objetivo maior é obter e divulgar informações da vida alheia, pedir para que Ele abençoe um complô visando a derrubada de alguém ou a divisão que vamos provocar na Igreja. 

Há aqueles que ainda crêem que uma cerimônia é capaz imprimir um selo de espiritualidade a atividades duvidosas, como casamento com incrédulo, relacionamento extraconjugal, carro sem documentação e atraso na prestação da geladeira. Nosso modo de agir e pensar poderá contaminar a nossa oração e torná-la ineficaz.    

Leia 1Pedro 3.7: "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."  

Veja como a insubmissão e a insensibilidade podem interromper uma oração. "O espírito milita contra a carne e não a seu favor. Se ao apresentar a oferta, você se lembrar que causou algum dano a alguém, deixe ali a sua oferta e volte para se reconciliar", este tipo de comportamento imprimirá a sua oferta um selo de qualidade.

Não insista em participar de cerimônias religiosas, se as suas mãos estiverem sujas.

A cerimônia não trará purificação, mas arrepender-se do mal e passar praticar o bem. 

Ubirajara Crespo é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições