A igreja não precisa de artistas

A igreja não precisa de artistas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
showA Igreja não precisa de artistas, cuja única utilidade é fornecer entretenimento religioso.
 
O programa, em si, não costuma revelar Deus ao auditório, mesmo porque o IDE visa discipular e não entreter. Efeitos especiais atraem, mas não vão muito além do estímulo sensorial e da euforia. Melhor aprofundamento de relacionamentos e desafios à disposição fidelidade a Jesus.
 
A fé vem pelo ouvir a Palavra e não pelo repleplé. A formação cristã não se faz em auditórios, onde ninguém sequer sabe o nome de quem está ao seu lado. 
 
A Igreja é também chamada de Comunhão dos Santos, mas quando o palco e o púlpito se interpõem entre o astro e o público, se formam duas castas: Nós e eles, ou público ouvinte e público que engole suas palavras e músicas.
 
Os shows, eventos comerciais e entretenimento, são aceitáveis e até necessários, mas deveriam se restringir a ambientes construídos especialmente para isto, a menos que o objetivo seja evangelizar.
 
O palco iluminado esconda a verdade sobre o artista atrás de personagens artificiais. 
 
Nesta distância toda, fica difícil, tanto para o artista, tanto para o público, se conhecerem, como convém aos moradores de uma. mesma casa. 
 
Já que o sistema distanciou as pessoas, e alguns contrataram até escolta para mantê-las afastadas, o convívio não existe, inexistindo também a influência pessoal que vem pelo convívio íntimo, pelo olho no olho e pela observação direta e próxima.
 
Talvez alguns destes “artistas” nem tenham se apercebido da presença desta auréola, que convém apenas aos comerciantes da fé e da sua música. Eles mesmos podem estar sendo explorados ou encantados pelo sucesso e com isto o diabo lhes cegou o entendimento, ao repousar sobre eles uma imitação da nuvem de glória, chamada na Bíblia de Shekiná.
 
Sei que o termo artista de palanque e de púlpito é pejorativa, e por isto mesmo que a usei. Vejo este ato como execrável.
 
 
- Ubirajara Crespo.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições