Judas, um livro escrito para perenizar a doutrina apostólica original

Judas nos exorta a defender a fé que foi entregue aos santos, de uma só vez e para sempre e não a modificá-la

Fonte: Guiame, Ubirajara CrespoAtualizado: terça-feira, 7 de julho de 2015 às 19:18
Bíblia
Bíblia

Judas 1.3. Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.

Para a ciência a dissolução de uma mistura se faz acrescentando produtos químicos capazes de alterar a fórmula original de materia líquida ou sólida.

Algo assim ocorre durante a infiltração progressiva de novas doutrinas na fé que foi entregue de uma vez por todas aos santos.

Sabemos, que a confecção do cânon ocorreu em meio a intensas investigações realizadas pelos chamados país da Igreja. Isto aconteceu quando a influência apostólica era decisiva e ainda era possível separar os ensinamentos apostólicos do que era apócrifo.

Na medida em que nos afastamos daqueles dias, a dificuldade para recolher todo o material apostólico se torna mais difícil. Alguns líderes religiosos atuais, tentando introduzir novos conceitos doutrinários a mensagem original, reviveram a autoridade apostólica, visando adaptar a mensagem bíblica a um discurso mais atraente para o homem moderno.

- v.4: Quem são estes apóstolos? “Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. O apóstolo moderno, alegando revelações celestiais, passou a ser uma espécie de catalizador capaz de garantir o sucesso destas misturas. Faz isto, alegando revelações celestiais, e não movido por conhecimento histórico ou pesquisas semânticas. Como na época dos pais da Igreja, ao garantir a origem apostólica de uma doutrina, também se garante a autenticidade de suas revelações. É assim, que o Cânon não se fecha, ao contrário, o espaço para novas revelações está sempre aberto, e a verdade se dilui e é constantemente modificada.

Judas, bem ao contrário, nos exorta a defender a fé, que foi entregue aos santos, de uma só vez e para sempre e não a modificá-la.

Este pequeno livro foi escrito para perenizar a doutrina apostólica original e não para defender as divagações apostólicas da atualidade.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições