O povo precisa de um modelo de comportamento

O povo precisa de um modelo de comportamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
pastorUma teoria do comportamento diz que o povo liderado consegue chegar, no máximo, a 60% do nível de seus líderes. 
 
Durante todo o tempo de meu pastorado me preocupei com isto, pois percebia que até as minhas ovelhas menos próximas mostravam algumas das minhas reações negativas. 
 
É muito fácil reproduzir meus erros, mas é difícil reproduzir virtudes que não tenho. Depender só do discurso para produzir comportamento, é sinal de pobreza. 
 
O povo precisa mais de um modelo de comportamento do que de um modelo retórico.
 
Como posso expor às minhas ovelhas um padrão de conduta se o meu contato com elas se resume apenas aqueles momentos em que eu falo e elas escutam? O púlpito pode se transformar em um lugar onde exponho minhas virtudes e escondo meus defeitos.
 
Queria ser um pastor de verdade, e procurei me aproximar o máximo possível das minhas ovelhas, me dedicando ao discipulado e à formação de atitudes, mas sabia que o meu povo chegaria, no máximo a 60% de onde eu estava. 
 
Minha preocupação maior era com o lugar onde eu havia chegado, pois poderia me transformar em um gargalo, ao invés de um duto capaz de jorrar vida. 
 
Sabia que eles observavam minhas reações nas disputas esportivas e nas refeições comunitárias. Será que usei a minha posição para obter privilégios, como os primeiros lugares na fila do refeitório, o quarto mais confortável, o bife mais carnudo, etc. 
 
Terei de prestar conta de cada pecado não resolvido, e prestar contas não é a mesma coisa que explicar. 
 
Olhando para este texto de Paulo, me sinto "acuado e em xeque" e o único modo de sair desta enrascada é crescendo e não melhorando o nível do meu discurso. 
 
Uma pessoa me disse, aqui no facebook, que gostaria muito de me ouvir falando. Mal sabe ela, que a minha prédica e o que de menos importante eu tenho para dar. Gostaria de ter mais exemplo para dar, do que assunto para falar. 
 
Este deveria ser o nosso maior dilema. 
 
Filipenses: 3. 14. O prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. 16. Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos. 17. Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós.
 
 
- Ubirajara Crespo
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições