Pastores em contextualização

Não vou colocar a culpa na pressão feita pelo ambiente, mas assumir que não resisti o suficiente

Fonte: Guiame, Ubirajara CrespoAtualizado: quinta-feira, 21 de maio de 2015 11:56
Camaleão
Camaleão

De vez em quando tenho a impressão de que fui mordido por um camaleão. É quando percebo minhas outras caras. Caricaturas que trago na carteira e já usei conforme o ambiente.

Não se trata de contextualização, mas de relevância ambiental. Naqueles momentos me pareceu conveniente fazer uma aparição mais conveniente do que transparente, amenizando opiniões, afrouxando padrões e tentando esconder o que estava sentindo naquele momento.

Pastores sabem desempenhar estes papéis bem direitinho. Uns mais, outros menos. O meio eclesiástico exige que pareçamos perfeitos.

Gl 2.2. "E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós".

Este texto mostra que Paulo não cedeu a pressão. Não vou colocar a culpa na pressão feita pelo ambiente, mas assumir que não resisti o suficiente.

Minha única virtude é admitir que vejo esta tendência em mim. Se é que existe alguma virtude em saber, só por saber, que erro de vez em sempre.

Quando me peguei fazendo isto, me indignei, mas passivamente. Encolhi tanto, que sobrou pano na vestimenta pastoral que usei no domingo.

Percebi que precisava engordar ou mudar de roupa.

Você que me conhece pessoalmente, me diga com que roupa acha que eu vou.

Senhor, me ajuda!

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições