Você é o que Deus espera?

Você é o que Deus espera?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:17

1Timóteo 3:1-2: Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.

Irrepreensível é a primeira das qualidades da lista que Inicia uma serie de qualificações necessárias para um presbítero (presbíteros, no grego). O termo significa ancião, não necessariamente idoso, mas maduro o suficiente para cuidar dos demais membros da Igreja Local. Interessante como este termo aparece sempre no plural, indicando que a Igreja precisa de mais do que um presbítero.

A palavra irrepreensível (aneplemptos, no grego), poderia resumir todas as demais qualidades aqui alistadas. O irrepreensível é sóbrio, moderado, manso, etc. Ele não é o que nunca erra, mas aquele que não acumula indisposições, ofensas, amargura e demais pecados.

1Tm. 3:3: Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não irascível, não avarento.

Outra qualificação exigida de quem aspira ao episcopado é que não seja irascível.

O irascível é aquele que é facilmente provocado e sente um impulso incontrolável de responder à altura. Talvez porque detesta perder discussões e demonstrar conhecimento superior. Um líder deveria assumir uma posição mais humilde, não sentir necessidade de massacrar com argumentação escolástica e jamais humilhar oponentes.

Ganhar uma discussão e perder o amigo significa que os dois lados perderam.

Paulo, em Tm 3.6: Paulo enumera uma série de qualificações para quem aspira à liderança: Uma delas é que não seja neófito, e acrescenta o motivo: para que não ensoberbeça.

Este perigo e real. Fui procurado por muita gente pedindo orientação. No meu escritório já entraram médicos, engenheiros, psicólogos, professores, pedagogos, educadores, empresários de grande porte, etc.

Diante disto posso ser tentado a pensar o seguinte: - Se tanta gente importante me procura, é porque devo ser bom mesmo.

Um neófito (novo na fé), vai se achar meio dono da verdade e exigir que as pessoas pensem como ele(a).

Foi assim que Adão caiu, pensando que poderia ser como Deus, como sugeriu a serpente.

E olha só onde fomos parar.

Ubirajara Crespo  é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós.

Visite o Blog sob Nova Direção -  http://sob-nova-direcao.blogspot.com/

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições