Lições de Abraão e Sara

Abraão e Sara, junto com seu filho Isaque, formaram uma unidade familiar que enfrentou desafios e testes de fé extraordinários.

Fonte: Guiame, Valcelí LeiteAtualizado: terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 às 17:51
Cena de Abraão e Sara na Novela Gênesis. (Captura de tela/YouTube/Record TV)
Cena de Abraão e Sara na Novela Gênesis. (Captura de tela/YouTube/Record TV)

Na vida familiar, as fronteiras desempenham um papel fundamental na definição dos limites e na preservação da identidade de cada subsistema. Salvador Minuchin, terapeuta familiar sistêmico, ensina que as fronteiras são as regras que determinam quem participa de cada subsistema e como participa. Elas são a cola que mantém a estrutura familiar coesa e funcional.

Abraão e Sara, junto com seu filho Isaque, formaram uma unidade familiar que enfrentou desafios e testes de fé extraordinários. Sua história é marcada por promessas divinas e uma confiança inabalável no plano de Deus.

Abraão e Sara personificam a perseverança e a dependência total em Deus. Quando obedeceram ao chamado divino para deixar sua terra natal e seguir para a terra prometida, confiaram nas promessas de Deus, mesmo diante do desconhecido. Sua jornada nos ensina que confiar nas promessas requer uma dependência total de Deus - um princípio central na terapia familiar teopsicoterapêutica.

Um verso do Novo Testamento, Hebreus 11:8 "Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que deveria receber como herança; e ele partiu sem saber para onde ia.”; mostra assim como Abraão e Sara, as famílias contemporâneas enfrentam suas próprias jornadas de fé e desafios. As fronteiras familiares podem ser rígidas, difusas ou claras, refletindo os padrões de comunicação, interação e dependência mútua.

Ao buscar equilíbrio e clareza nas fronteiras familiares, as famílias podem fortalecer seus laços e nutrir relacionamentos saudáveis. Reconhecemos a importância da fé e da dependência em Deus como pilares essenciais para o fortalecimento da família.

Também o autor de Hebreus, capítulo 11, verso 6 continua a ensinar: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."

Salvador Minuchin disse: "O sucesso na terapia familiar depende da capacidade da família de mudar seus padrões de interação."

A história de Abraão e Sara é um lembrete poderoso de que, assim como eles, podemos enfrentar os desafios da vida familiar com fé e confiança em Deus. Que possamos, como famílias, aprender com o exemplo deles, confiando nas promessas de Deus e navegando com coragem as fronteiras da vida familiar, guiados pela luz da fé e da terapia familiar sistêmica teopsicoterapêutica.

Desejo a você uma ótima semana na Graça.

Valcelí Leite é Pastor, Teoterapeuta, presidente da ABRATHEO (Associação Brasileira de Teopsicoterapia), com formação em Fisioterapia e pós-graduações em Terapia Familiar Sistêmica, Cognitive Behavioral Therapy - TCC, e MBA em Teoterapia e Competência Emocional. Atua como teopsicoterapeuta com orientação a casais e famílias. Palestrante sobre temas como Educação de Filhos, Internet e Vida Conjugal, Ciência do Bem-estar e Como Evitar a Ansiedade. Ex-superintendente em instituição filantrópica, com gestão em treinamento de liderança, formação de equipes e palestras motivacionais em quatro estados brasileiros e mais de 30 cidades. Apresentou programas de rádio e TV em São Paulo, Brasília e Salvador.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O Plano Divino para um Povo Forte

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições