Povos do mundo escrevem a Bíblia

Povos do mundo escrevem a Bíblia

Atualizado: Terça-feira, 12 Agosto de 2008 as 12

Brasileiros poderão participar do projeto que será lançado em 19 de agosto, no Museu da Bíblia, com a presença de Tzipora Rimon, embaixadora de Israel no Brasil.

O Museu da Bíblia será o cenário de um evento muito especial, no dia 19 de agosto, que marcará o lançamento do projeto Povos do Mundo Escrevem a Bíblia. Idealizado pelo Vale da Bíblia, em Israel, com o apoio do Governo de Israel, a iniciativa pretende mobilizar 21 países na produção de exemplares manuscritos das Sagradas Escrituras no idioma de cada nação envolvida. Uma das Bíblias copiadas no Brasil terá a coordenação da Sociedade Bíblica do Brasil. Todas as Bíblias manuscritas ficarão expostas na Casa da Bíblia, em Israel. A cerimônia de lançamento acontecerá às 10 horas e contará com a presença da embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, além de outras autoridades civis e eclesiásticas. O Museu da Bíblia está localizado na Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP).

"Estamos comemorando uma feliz coincidência de datas: 2008 marca os 60 anos da fundação da SBB e também os 60 anos do Estado de Israel", relata o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert. E as coincidências não param por aí: por iniciativa da SBB, 2008 foi eleito o Ano da Bíblia e uma das ações que já mobilizam milhares de brasileiros é o projeto da Bíblia Manuscrita, com a proposta de produzir 29 exemplares completos das Sagradas Escrituras.

O projeto Povos do Mundo Escrevem a Bíblia é um desdobramento do concurso Crianças do Mundo Pintam a Bíblia, realizado em 1999 e que envolveu quase 800 mil crianças de 91 países, em cinco continentes. Os vencedores ganharam uma viagem a Jerusalém, incluindo uma visita à Terra Santa. A experiência deu origem a uma exposição itinerante e trouxe uma série de resultados positivos que motivaram os organizadores a lançar esta nova iniciativa em 2008, declarado o Ano da Bíblia Manuscrita, em todas as nações. Trinta dessas pinturas estarão expostas no Museu da Bíblia.

A sede de Jerusalém preparou para cada país uma Bíblia na tradução selecionada pelos coordenadores nacionais, além de páginas especiais, padronizadas, as únicas a serem aceitas. As cópias manuscritas serão enviadas diretamente para a Casa da Bíblia, localizada no Vale da Bíblia, na Terra Santa, ficando disponíveis para as gerações futuras. Cada pessoa que copiar um versículo receberá um certificado de participação e seu nome aparecerá entre os cerca de 30 mil copistas de seu país no site da entidade: www.bible-valley.org/inscribing.

Considerada o Livro dos Livros, as Escrituras Sagradas já foram traduzidas para 2.454 idiomas e dialetos - mais do que qualquer outra obra literária. No Brasil, o texto bíblico escolhido é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma versão fiel aos textos originais e que, ao mesmo tempo, adota a estrutura gramatical e a linguagem falada pelo brasileiro, lançada pela SBB.

Confira a programação do evento:

10h00: Recepção aos convidados e serviço de café da manhã

10h30: Abertura do evento

10h31: Saudação aos presentes e breve resumo do evento - Secretário de Comunicação e Ação Social - Rev. Dr. Erní Seibert

10h35: Apresentação musical do Coral da Guarda Civil Municipal da Cidade de São Paulo

10h50: Saudação das autoridades presentes

11h00: Palavra dos organizadores:

- Coordenador mundial do projeto, Sr. Amos Rolnik

- Diretor executivo da SBB, Rev. Dr. Rudi Zimmer

- Embaixadora de Israel no Brasil, Sra. Tzipora Rimon

11h30: Palavra de encerramento secretário de Comunicação e Ação Social, Rev. Dr. Erní Seibert e convite às autoridades presentes para iniciar a transcrição da Bíblia

11h45: Encerramento do evento e convite aos presentes para copiarem a Bíblia no foyer do Museu da Bíblia

Lançamento do projeto Povos do Mundo Escrevem a Bíblia

Data: 19 de agosto de 2008

Horário: 10h

Local: Museu da Bíblia

Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP)

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de desenvolvimento cultural e social". Visando atender à demanda nacional por Bíblias e ampliar a divulgação da mensagem da Palavra de Deus, a SBB, em 1995, implantou, em Barueri (SP), a Gráfica da Bíblia, que se constitui no maior parque gráfico destinado à impressão e encadernação de Bíblias da América Latina.

Postado por: Claudia Moraes

veja também