MENU

Cumprindo nossos votos

Cumprindo nossos votos

Atualizado: Quarta-feira, 14 Julho de 2010 as 11:27

''Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires''. (Eclesiastes 5: 4-5)

Há alguns anos atrás, como de costume, prometi a Deus que leria toda a bíblia num ano. É bem verdade que aquele ano foi atípico, visto que a Simone estava grávida do Bruninho, e eu como um bom pai, priorizei o nascimento do futuro herdeiro.

O voto que fiz acerca da leitura bíblica, foi logo nos primeiros dias do mês de janeiro. Vale destacar que para ler toda a bíblia no ano basta apenas ler pelo menos quatro capítulos por dia.

Na verdade não fui pressionado por ninguém para votar ao Senhor, apenas senti o desejo de conhecer mais a Deus através da leitura da sua Palavra. Pois bem, iniciei a leitura bíblica em janeiro, lá por julho já não lia assiduamente, e em agosto havia abandonado todo projeto de leitura.

Entristecido e envergonhado perante o Senhor, tive a ''cara de pau'' de justificar para Ele, que não tive tempo para cumprir o que tinha votado. É bem verdade que durante todo ano não deixei de almoçar, dormir, tomar banho, trabalhar, ver TV, etc..tive tempo para tudo, só não tive tempo para cumprir o que tinha votado. Que ingenuidade a minha!!!

Lembro-me como se fosse hoje que após minha desculpa ''esfarrapada'' a Deus, recebi de imediato uma convocação para participar de uma Operação em Conjunto das Forças Armadas com a Polícia Federal em combate ao narcotráfico na Região do Sertão Nordestino.

Em resumo, fui escalado para permanecer cerca dez dias, mais precisamente em um Centro Comunitário. Apesar de tanta complexidade da Operação, minha função era simples e não demandava tempo, assim, estava com horas de sobra para concluir toda a leitura da Bíblia.

Bem que a Palavra do Senhor afirma em Deuteronômio 23.21: ''Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado''.

De fato poderia permanecer dez dias ali como um tolo, longe de minha família, entristecido, pagando pela minha ''tolice'', mas me arrependi e resolvi meditar no texto bíblico: ''Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires''.

Foram momentos maravilhosos no Sertão Nordestino, terminei a leitura de toda a Bíblia, e também, pude cumprir meu voto, pois Deus, foi misericordioso e não levou em conta os tempos da minha ignorância, conforme Atos 17.30 : ''Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam ''.

Enfim, naquela época fui ''tolo'', pois havia justificado para Deus que não tinha condições para cumprir aquilo que tinha votado.

Meu (minha) amado (a), o que você votou ao Senhor e até agora não pagou?

Precisamos cumprir nossos votos ao Senhor. Deus não nos obriga a votar nada. Cabe a nós, votar e pagar, pois Ele não se agrada de tolos.

Ainda é tempo de pagarmos nossos votos!!!

Denilson Moreira Sanches   é natural de Nova Iguaçu (RJ), casado com Simone Vieira Sanches, pai de Bruno Vieira Sanches (10 anos) e Mylena Vieira Sanches (6 anos). Bacharel em Ciências Militares (com concentração na área de Intendência, 1992) pela Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN); Mestre em Operações Militares (com especialização em Logística, 2001)  pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO);  Pós-graduado  em Bases Geo-Históricas (na área de Formulação Estratégica, 2006) pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Mestre em Teologia (com especialização na área Bíblica, 2007) pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (FATE-SP). Em 2010 lançou o livro de sua autoria ''Diário de Um Servo'' e atualmente é Oficial Superior do Exército Brasileiro, no posto de Major do Serviço de Intendência, na Função de Auditor das Unidades Gestoras do Nordeste do Brasil. Em 2007 implantou com sua família, o PEPE Massangana (Programa Educacional Pré-escolar) na Comunidade de Recife - PE e cuida deste projeto até hoje, mesmo residindo em Fortaleza (CE) e pastoreando a Igreja Batista Shema, na capital cearense.

veja também