MENU

Estudo

Deixando o Embaraço de lado

Deixando o Embaraço de lado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia...” (Hebreus 12.1).

Tenho uma filha de quatro anos de idade chamada Mylena, diga-se de passagem, que é linda como a mãe Simone. Nas festinhas, seus amiguinhos, como de costume, têm a alegria de presenteá-la com diversos tipos de brinquedos. Após cada festa, Myleninha tem o prazer de brincar com cada presente recebido. Entre os presentes recebidos, para alegria dela, as bonecas estão em maior número.

Vale destacar que minha filha, como toda criança, não faz distinção entre uma boneca simples e barata, que no meu tempo se chamava “para-pedro”, e uma boneca mais sofisticada e cara, como a Hello Kitty na atualidade.

Cabe ressaltar, que Hello Kitty, a gatinha fofinha, é uma personagem muito popular em todo o mundo.

Há alguns meses atrás um amigo me “deu uma dura pois minha filha estava brincando com uma boneca do diabo”. Segundo ele, a boneca Hello Kitty fora criada por um homem que teria realizado pactos sinistros com o diabo “Belzebu”. A informação contundente de meu amigo, retrata a história de uma menina de nome Hello Kitty que fora criada sem boca, pois fizera um pacto com satanás. Que situação!!!

De forma equilibrada e sensata tentei à luz da Palavra de Deus contornar essa situação, pois lá em casa, Myleninha estava com várias bonecas, camisas, sandálias, que foram dadas por amiguinhas, sem saber a verdadeira história da criação.

Na verdade, creio que receber de presente, bonecas da Hello Kitty, não constitui pecado. Destruí-las, salvo melhor juízo, não seria a forma mais correta de resolver o problema. Assim, pedi orientação ao Senhor e acabei com essa questão polêmica.

Na primeira oportunidade comprei uma linda caneta e coloquei boca em todas as bonecas. Se a história afirma que a boneca Hello Kitty fora criada sem boca, pois o diabo a fez assim, por outro lado a boneca de minha filha, foi “batizada com boca” e agora é de “Jesus.” Inclusive a Hello Kitty participa dos cultinhos de brincadeira de Myleninha e, acredite, “canta com a boca dada por Jesus.” Assim, toda Hello Kitty lá em casa tem boca, para Glória de Deus!

Como cristãos que somos precisamos entender acerca de duas coisas: o pecado e o embaraço, visto que precisamos deixar os dois. O pecado está facilmente identificado na bíblia, mas o embaraço não. Pecado é aquilo que desagrada a Deus, é errar o alvo que é Cristo. Embaraço, por definição não é pecado, senão o autor não afirmaria: “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia.” Embaraço, acredito que seja aquilo que é lícito, mas não  convém, conforme I Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

Meu (minha) amado (a), não podemos ser dominados pelo embaraço. Precisamos identificar aquilo que nos está “embaraçando”, pois estamos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas e não podemos dar brechas. Quantas vezes em nosso trabalho, casa, escola, estamos enrolados com algo que não convém... Verdadeiros embaraços...

Aproveite ainda hoje para deixar todo embaraço e “corra com paciência a carreira que está proposta”. Ainda que seu patrão, seu professor ou seu amigo tente fazer com que você esteja embaraçado com algo desta vida, peça orientação a Deus e, com certeza, Ele te dirá como você deve agir. Nunca se esqueça de "Olhar sempre para Jesus, autor e consumador da fé sua fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12.2). Enfim, deixe logo todo embaraço!!!

Precisamos detectar o que é embaraço em nossa vida e com sabedoria deixá-lo a fim de darmos a cada dia um melhor testemunho.

Qual embaraço você vai deixar hoje?

Denilson Moreira Sanches   é natural de Nova Iguaçu (RJ), casado com Simone Vieira Sanches, pai de Bruno Vieira Sanches (10 anos) e Mylena Vieira Sanches (6 anos). Bacharel em Ciências Militares (com concentração na área de Intendência, 1992) pela Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN); Mestre em Operações Militares (com especialização em Logística, 2001)  pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO);  Pós-graduado  em Bases Geo-Históricas (na área de Formulação Estratégica, 2006) pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Mestre em Teologia (com especialização na área Bíblica, 2007) pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (FATE-SP). Em 2010 lançou o livro de sua autoria ''Diário de Um Servo'' e atualmente é Oficial Superior do Exército Brasileiro, no posto de Major do Serviço de Intendência, na Função de Auditor das Unidades Gestoras do Nordeste do Brasil. Em 2007 implantou com sua família, o PEPE Massangana (Programa Educacional Pré-escolar) na Comunidade de Recife - PE e cuida deste projeto até hoje, mesmo residindo em Fortaleza (CE) e pastoreando a Igreja Batista Shema, na capital cearense.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições