MENU

Estudo

"Avião inteiro"

"Avião inteiro"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

As últimas notícias veiculadas na imprensa goiana sobre os problemas decorrentes da paralisação das obras do novo aeroporto e consequentes manifestos para mudança deste quadro, somadas à inauguração de mais voos de uma nova empresa aérea, me fizeram recordar um episódio da infância da minha filha caçula. Aos 2 anos de idade, levamos nossas filhas para a primeira viagem de avião. Fazíamos uma viagem de férias para Santa Catarina, ''Parque Beto Carrero World''. A expectativa e ansiedade eram grandes. A alegria ao se aproximar do avião era incontida. Quando entramos na aeronave, nossa filha começou a chorar compulsivamente, de tal forma, que todas as tentativas para acalmá-la foram infrutíferas. Minha frustração era grande, gastar dinheiro para as tão esperadas férias, ver a filha se desesperando e sem entender os motivos. Após diversas tentativas, a comissária de bordo dando a bandeja do jantar (naquela época ainda se servia ''jantar''), conseguiu acalmar nossa filha. Depois disso, descobrimos o motivo de tanto choro: ela queria ver o avião! Quem está fora do avião consegue vê-lo inteiro. Quem está dentro, só vê partes.

Por mais que a ciência avance, a tecnologia se desenvolva, continuaremos limitados. As limitações humanas nos incapacitam. A incapacidade de termos uma visão mais ampla e panorâmica da vida nos torna tristes e desanimados. O desânimo nos deixa sem expectativas, sem possibilidades, e assim, a vida perde o sabor. Ao enfrentar uma situação adversa, não conseguimos entender de que forma tal situação poderá nos ser útil. Muitas pessoas tentam entender os ''por quês'' da vida, inclusive, buscam adivinhar o futuro, como se isso fosse possível! Como explicar um diagnóstico de uma doença de difícil tratamento e a possibilidade real da morte? Onde encontrar explicações e razões para catástrofes na natureza? Como ter disposição para resolver dificuldades relacionais e problemas profissionais? Enfim, a impossibilidade em ver nossa vida como um todo, e encontrar meios para vivê-la de forma plena, é a maior causa do desespero de muitos.

A Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) afirma que Jesus Cristo conhece o ser humano de forma completa, integral, plena e suficiente para, com todo o poder do Universo, cuidar de cada detalhe da existência humana. O amor do Pai é tão magnífico que foi expresso de forma maravilhosa, quando Jesus se entregou na cruz do Calvário para, em nosso lugar, morrer pelos pecados da humanidade. A grande notícia é que a morte não foi suficiente para sobrepujar ao amor do Pai. Jesus Cristo ressuscitou, venceu a morte, está disposto e disponível para cuidar de cada detalhe da vida humana. Como enfrentar a insegurança e a tristeza por ''não ver o avião inteiro''? Entregar a direção da vida para quem nos criou e nos salvou, e por isso, pode e quer nos dar uma viagem tranquila, onde desfrutaremos de todos os detalhes do voo, mesmo que não vejamos e tenhamos controle sobre todas as partes.

A nossa viagem tem um destino. Um grande parque de diversões, cuja entrada já está paga. Se existem motivos para que você chore durante a viagem, não se desespere, confie e descanse na Soberania de Deus. Busque na leitura e prática da Bíblia Sagrada recursos para enfrentar as turbulências da viagem. Procure desfrutar das belezas do percurso, tornando-o um belo passeio na companhia de “passageiros” que estão ao seu lado. Divirta-se, a viagem (vida) é curta, as férias são eternas!

''se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá'' Sl. 139: 9,10

Edinei Beteli Reolon   é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições