MENU

Estudo

Engasgado

Engasgado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

“Disse Jesus: Vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás uma moeda. Toma-a, e entrega-lhes por mim e por ti” Mt. 17:27 (Bíblia Sagrada)
 
tosseRecentemente, quase morri! Verdade! Aliás, todos nós, constantemente, vivemos no limiar entre a vida e a morte. No entanto, o fato a que me refiro não foi o livramento em um acidente automobilístico, nem em outra catástrofe qualquer. Engasguei! Pior de tudo: engasguei com minha própria saliva. Coisa terrível a sensação de não conseguir respirar e ter a impressão de que não haverá tempo suficiente para recuperar o fôlego. Certamente, você sabe do que estou falando. É complicado ter o que se precisa ao redor e não poder desfrutar. Atmosfera suficiente para nutrir nossa vida, com o oxigênio necessário, e algo obstruindo o canal de acesso a o
 
Certa vez, Jesus enviou seu discípulo Pedro para pescar um peixe no mar da Galiléia. Mas, não era um peixe qualquer. O evangelho nos relata que talpeixe seria identificado por ter uma moeda em sua boca. O que será que um peixe fazia com uma moeda na boca? Não sei. Penso que ele não deveria estar confortável com tal objeto no lugar indevido. O incômodo poderia estar atrapalhando a boa vida de peixe naquele imenso lago. Você já se sentiu assim? Que algo está no lugar errado e atrapalha fazendo com que a vida perca a qualidade.
 
Talvez você esteja experimentando a sensação de estar engasgado. Muitas são as “moedas” que atualmente nos impedem de viver dignamente: o diagnóstico de uma doença, uma crise familiar prolongada, uma traição, vícios e compulsões, relacionamentos complicados e doentios, desemprego, falta de perspectiva, solidão, enfim, situações que estão atrapalhando sua respiração! Como viver assim? Nem imagino o que aquele peixinho já tinha tentado para jogar fora a moedinha. Quem sabe cuspi-la, ou, engolir de uma vez. Talvez, já estivesse cansado de tentar solução para o problema e a moeda continuava na boca.
 
Esse texto bíblico nos revela alguns princípios fundamentais para que consigamos enfrentar tais situações. Em primeiro lugar, me impressiona o fato de Jesus saber que no meio de milhões de peixes naquela região havia um que tinha algo na boca. Pense bem: se Jesus sabia da existência daquele peixe com uma moeda na boca, quanto mais não sabe da nossa existência! Para Ele nós existimos. Somos mais que números e coisas. Somos gente! Se Ele cuida do peixe, quanto mais cuidará de cada um de nós! (Mt. 6: 25 a 34)
 
Em segundo lugar percebemos que Jesus, além de nos conhecer individualmente, se preocupa com as dificuldades que, porventura, estejamos enfrentando. Ele está atento a cada engasgada nossa. Se, aparentemente, temos a impressão de que ninguém no universo se preocupa conosco, precisamos crer que no momento certo, Ele enviará a solução. Fique atento: você poderá ser a pessoa escolhida por Deus para providenciar livramento para alguém. Pedro obedeceu as ordens de Jesus e, sem questionar, foi instrumento de benção.
 
Por fim, aquilo que era problema na boca do peixe, nas mãos de Jesus se transformou em benção para muitos. Pedro e Jesus pagaram impostos com a moeda retirada da boca do peixe. Engraçado, não é mesmo? No entanto, a mais pura verdade! Deus, por meio de Jesus Cristo, quer transformar as circunstâncias adversas da sua vida em oportunidades de transformação para melhor. Creia nisso! Siga as orientações dEle e deixe que o Amor de Jesus desengasgue sua vida. Assim como Ele enviou Pedro para jogar uma isca para aquele peixinho, hoje Ele enviou esse texto para iscar você. Abra a boca (entregue sua vida) e deixe Jesus Cristo remover os obstáculos que impedem sua verdadeira felicidade.
 
 
Rev. Edinei B. Reolon
 
Pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia, GO
Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC)
Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP)
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições