MENU

Estudo

"Matando a sogra..."

"Matando a sogra..."

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

''Aquilo que o homem semear, isso também colherá. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desfalecermos''  Gl. 6:7,9

Conta-se a história de uma moça casada que foi morar na casa da ''mãe do marido''. Após alguns meses ela não aguentava mais as ingerências e influências da sogra em seu relacionamento conjugal. Desesperada pela pressão sofrida e não aguentando mais a situação, tomou a difícil decisão de matar a sogra, entendendo que seria a única forma de ser feliz com seu marido. Procurando um meio para levar seu plano a diante descobriu um sábio que manipulava fórmulas de remédios naturais. O sábio, após ouvir suas considerações, indicou um ''veneno'' em pó que deveria dar a sogra em pequenas doses diárias para que ao fazer efeito, não deixasse vestígios no sangue que pudesse incriminá-la. O sábio sugeriu que preparasse boas refeições diárias, chás da tarde e momentos agradáveis para a sogra, colocando as doses do veneno nestes alimentos, de tal forma que ela não percebesse o processo de envenenamento e também aceitasse saboreá-los. Boa idéia esta do sábio! Não é mesmo? Também pudera, ele era um sábio!

A moça de volta ao lar deu início ao plano traçado. Começou a fazer pratos deliciosos e passou a ser mais paciente para que a velhinha aceitasse suas comidas. Todas as tardes passava um tempão com a sogra, conversando, fazendo as vontades dela e respeitando suas opiniões. Deixou de implicar com tudo o que a sogra falava, sempre tendo em mente sua intenção de dar um sumiço na velha. Passados alguns meses a moça começou a ver a sogra com outros olhos e perceber que ela não era má, descobriu que a sogra era gente boa e que no fundo queria o bem do casal. De repente a moça começou a ficar com a consciência pesada e preocupada com a malignidade do seu plano, não queria mais matar a sogra. Correu atrás do sábio para encontrar um antídoto que livraria a sogra da morte certa. O sábio tranqüilizou-a dizendo que na verdade ela havia dado vitamina à sogra e não veneno. Ensinou aquela jovem esposa que o fato dela começar a tratar bem a sogra fez com que houvesse mudança de comportamento e do relacionamento entre as duas.

Existe um princípio que rege a humanidade. A Bíblia nos relata que Deus estabeleceu o PRINCÍPIO DA SEMEADURA. Tudo aquilo que se planta se colhe. Em todas as áreas da vida este princípio está presente. Quando a jovem esposa começou a plantar carinho, paciência, amor, atenção e outras virtudes na vida da sogra, acabou colhendo todas essas bênçãos na própria vida e no relacionamento com a, agora querida, sogra. Você já pensou que talvez as dificuldades que enfrentamos na vida, na maioria das vezes, decorrem de decisões e atitudes erradas que plantamos no passado? Muitos pais estão colhendo filhas e filhos problemáticos porque quando eram menores semearam falta de tempo, de amor, de cuidado, de perdão, de amizade e agora colhem o que plantaram. Estamos sofrendo com tantos problemas da natureza, dentre eles o aquecimento global, porque durante décadas a humanidade plantou a destruição e a falta de cuidado com a criação de Deus, agora colhemos o que plantamos.

Talvez você esteja pensando: Onde encontrar boas sementes para uma semeadura e colheita abençoadas daqui pra frente? A Bíblia Sagrada é o maior depósito de boas e verdadeiras sementes para nossa vida, família e sociedade. Através da leitura e obediência à Palavra de Deus temos a oportunidade de semear sonhos que serão realizados (colhidos). Mesmo que tenhamos plantado sementes ruins, ainda há chance, basta começar agora uma nova semeadura e certamente o nosso Agricultor (Jo.15:1) agirá transformando nossa colheita em uma super-safra de bênçãos para nossa vida e família.

Edinei Beteli Reolon   é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições