MENU

Estudo

"O dedo do rei"

"O dedo do rei"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Dias atrás, assistindo a um dos pronunciamentos do presidente Lula, na África do Sul, ao observar o detalhe da ausência de um dos dedos em sua mão, me lembrei de uma história que nos transmite preciosos ensinamentos: Conta-se de um rei, em um distante país africano, que gostava muito de caçar. Costumeiramente, o monarca levava consigo o melhor arqueiro do reino, um cristão convicto, para protegê-lo de possíveis ataques. Em uma de suas incursões na floresta, surpreendido por um grande leão, o rei teve sua mão ferida pela violência do ataque, perdendo, com isso, um dos seus dedos. Indignado com a ineficiência daquele que deveria defendê-lo, mandou que o arqueiro fosse lançado na masmorra e lá permanecesse trancafiado.

Após o período de convalescença, o rei saiu para mais um safári. Desta vez, surpreendido por índios canibais, foi levado para um grande caldeirão, onde seria consagrado aos deuses tribais e saboreado como uma ''refeição real''. No momento final da oferenda, o sacerdote tribal percebeu que o rei era defeituoso, faltava-lhe um dedo. Por isso, a cerimônia foi interrompida e o rei liberado. De volta ao palácio, alegre pelo grande livramento que alcançara - segundo o rei, no momento do caldo, orara ao Deus do arqueiro -, testemunhava a vitória providenciada por Jesus. Lembrando-se do arqueiro cristão que estava encarcerado, e que o testemunho do mesmo fora vital para aquele momento tão quente e decisivo, mandou chamá-lo. Alegre, compartilhou as bênçãos. Mas, pensativo, indagou ao jovem guerreiro os motivos pelos quais Deus não o livrara da prisão, injusta naquela altura dos acontecimentos. O arqueiro respondeu: se eu não estivesse preso, teria ido ao safári, seria capturado e como não me faltam dedos, viraria comida de índio.

Creio em um Deus soberano. A Palavra de Deus - Bíblia Sagrada - afirma que nada foge ao controle d’Ele. Esse Deus soberano também é soberano em amor. Ele nos ama de forma incondicional. Crendo assim, podemos entender que Ele não permite que coisa alguma saia de Seu absoluto controle. Então, se em algumas situações ''perdemos o dedo'' é porque isso faz parte de um plano maior e melhor para nossa vida. Não se trata de conformismo e passividade, muito menos de determinismo fatalista. Mas, sim, de uma compreensão de um Deus que não conhece somente o momento presente, mas que, por ser onisciente, age de tal forma que cada detalhe da nossa vida, desenrolado por meio do livre-arbítrio que Ele nos confere, faça parte de um plano de salvação e benção para nós, seus filhos e filhas.

Na ilustração acima, percebo a providência de Deus colocando um verdadeiro cristão ao lado do rei. Deus sabe que nossas decisões, muitas vezes, nos colocam em perigo. Como nossa liberdade pode nos comprometer, Ele providencia meios e pessoas para que, através do testemunho missionário, conheçamos a Ele e sejamos mais que vencedores. No caso do arqueiro, mesmo quando aparentemente as coisas não saem do jeito que planejamos, não devemos desistir de Deus e da nossa fé, simplesmente por causa de um período de circunstâncias adversas. Deus também tinha algo a ensinar na vida do arqueiro durante o tempo de reclusão. Ele aprendeu, foi liberto!

Se por um lado, você se parece com o rei, tome cuidado com aquilo que te dá prazer. Pode ser perigoso! Nesse caso, fique atento às pessoas de Deus que Ele coloca ao seu redor. Perceba os testemunhos daqueles que têm experiências pessoais com Jesus Cristo.  Se por outro lado, você vive como o arqueiro, testemunhando e experimentando uma vida de fidelidade a Deus, não desista frente às dificuldades. Elas não são maiores que a soberania do Todo-Poderoso e o amor d'Ele cuida de cada detalhe. Creia nisso!

''Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.'' Rm. 8:37 (Bíblia Sagrada)

Edinei Beteli Reolon   é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições