MENU

O visitante indesejado

O visitante indesejado

Atualizado: Terça-feira, 20 Julho de 2010 as 10:36

...O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:5b).

Eclesiastes capítulo 3 é um texto clássico. Nele, Salomão, inspirado pelo Espírito Santo ensina que tudo tem seu tempo determinado... (Ec 3:1). Eclesiastes foi escrito aproximadamente 65 anos após o Salmo 30. A idéia que prevalece entre a maioria dos comentaristas é que o Salmo 30 foi escrito por Davi, pai de Salomão. Parece que Davi escreve o Salmo para ensinar o que anos mais tarde seu filho escreveu: Tudo tem seu tempo determinado, e há... tempo de chorar e tempo de rir... (Ec 3:1,3).

Davi enfrentou momentos amargos. Talvez o que esteja em questão no Salmo 30 seja uma doença muito grave. Entretanto, Davi venceu esse momento difícil! Ele disse: Clamei a ti por socorro e tu me saraste. Senhor, fizestes subir a minha alma da sepultura, conservaste-me a vida... (Sl 30:2-3). No verso 5, do Salmo 30, com certeza, o verso central desse capítulo, ele dá uma palavra animadora a todos os servos de Deus que se encontram vivendo ''dias de choro'', enfrentando as lágrimas da noite.

Ele diz: O choro pode durar uma noite... Observe a palavra ''durar''. Ela significa literalmente, no idioma original, ''alojar-se como convidado''. Davi compara o choro na vida do cristão com um visitante. O choro é como um viajante, que se aloja em uma casa por apenas uma noite, o versículo sugere uma visita para pernoitar. Porque essa palavra é animadora? A resposta é simples...

A não ser que o visitante não desconfie, mas, visita é visita e uma hora ela tem que ir embora. O que o salmista está querendo nos dizer aqui é o seguinte: Nós podemos passar por momentos difíceis, de grande tristeza, mas eles não durarão para sempre! Um dia o visitante indesejado vai embora! Davi viveu isso em sua vida!

Não sei se você, que lê as últimas palavras desse devocional está enfrentando alguma situação complicada, alguma fase difícil da sua vida, alguma pressão externa que tem tirado o seu sossego, se é o seu caso, acalme-se... Há temor durante a noite, há sofrimento no escuro, mas ao amanhecer, há grito de alegria!

Amém!

Eleilton William de Souza Freitas   é missionário, casado, e graduando em teologia. É líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista da Promessa, no bairro de Vila Maria, em São Paulo.

Contato:   www.fumap.com.br

veja também