MENU

Estudo

Você precisa da paz de Jesus

Você precisa da paz de Jesus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (João 14: 27)

Jesus estava no cenáculo emprestado. Até seu túmulo era emprestado. Jesus tinha tudo e, ao mesmo tempo, não tinha nada. Naquele cenáculo, Jesus lavou os pés aos discípulos e lhes deu uma lição de humildade.

Notando que os apóstolos estavam apreensivos, Jesus lhes confortou o coração. Jesus veio trazer a mensagem de Salvação e Paz da parte do Pai. Não há paz entre os homens, nem nos prazeres da vida. Se quisermos saber o valor da paz, precisamos conhecer uma pessoa que não tenha paz. Judas Iscariotes perdeu a paz quando vendeu Jesus por trinta moedas de prata e tramou com o sumo sacerdote o ato de traição de entregar-lhe Jesus. O que lhe adiantava o dinheiro se ele perdeu a paz. Desfez-se do dinheiro e se suicidou.

A humanidade não tem paz. As nações não têm paz. Os países não têm paz porque seus dirigentes não a tem.

Deus fez um pacto com Adão quando o colocou no Jardim do Éden. Ao quebrar o pacto com Deus, Adão perdeu a paz e foi cortado da presença e da comunhão com Deus. O pecado fez o homem inimigo de Deus. Quando o filho de Adão, Caim, matou Abel, a falta de paz ficou evidenciada. A falta de paz é uma coisa muito mais profunda do que se fala. A Palavra de Deus diz que “todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm 3.23). O diabo personificado na serpente tentou Eva e esta caiu no pecado da desobediência. Eva levou seu marido a pecar também. Ambos perderam a paz. Por isso, os homens também não têm paz. Dentro de nós há uma guerra: a velha natureza adâmica e a nova natureza de Cristo Jesus em nós. Ao mesmo tempo em que queremos paz, nossa carne está em guerra. Paulo aos romanos disse: “O salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Na 2ª carta aos coríntios, Paulo afirma: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (5.17).

Quando veio o poder do Espírito Santo no pentecostes, os apóstolos ficaram cheios de Deus para trabalhar! No primeiro sermão de Pedro, cerca de três mil vidas se converteram a Jesus. Precisamos da natureza espiritual em Cristo.

Os fariseus judeus estavam enfurecidos contra os discípulos de Jesus e os perseguiam. Os discípulos estavam sem paz e se entristeceram. Jesus declarou que deixaria a Sua paz com eles: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim…” (Jo 14.1). A paz de Jesus nos reconciliou com Deus.

O crente em Jesus precisa anunciar a paz em Jesus e ganhar vidas para o Reino de Deus. A tarefa é para toda a Igreja. Quantas vidas você ganhou para Jesus neste ano?

Há falta de paz nas vidas. Saul era cheio de ódio porque Davi tinha sido ungido rei de Israel. Saul perseguiu Davi por ter perdido a paz. Saul procurou uma feiticeira para lhe trazer paz e o seu fim foi o suicídio.

Há falta de paz em todo lugar, inclusive dentro das igrejas.  A humanidade tem conforto mas não tem paz. Precisamos levar a paz de Jesus à humanidade. O Espírito Santo de Deus nos traz a paz de Jesus. Quando pecamos, o Espírito Santo nos ajuda a reconhecer o pecado e confessá-lo a Deus para que haja a restauração da paz.

Os lares estão em guerra e, infelizmente, muitos lares de crentes em Jesus. No lar de Isaque e Rebeca não havia paz. Havia inimizade entre os gêmeos Esaú e Jacó. Não havia paz entre eles.

Quando Jesus enviou os discípulos de dois em dois para anunciar o Evangelho, orientou-os que, se em alguma casa houvesse rejeição, eles deveriam sair dali imediatamente. Aquela casa não queria receber a paz.

A mulher que perdeu a dracma dentro da própria casa; por isso, perdeu a paz. A paz lhe foi restituída quando encontrou sua moeda. Essa moeda pode ser o Espírito Santo que muitos perdem dentro da própria Igreja, mas que pode ser reencontrada e, portanto, devolvida a paz.

Cornélio orava e temia a Deus. Mas ele não conhecia a Jesus. Pedro foi movido pelo Espírito Santo para levar a mensagem de Paz em Jesus à família de Cornélio. O Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a Palavra de Deus através de Pedro.

Falta paz nas igrejas. Como pode ser, se todas falam de Jesus? Há invejas, há ciúmes, há ambição e Jesus não pode estar nesse meio. Quando Jesus não está, há falta de paz.

A Igreja de Corinto é exemplo para nós. Havia partidarismos dentro daquela igreja. Isso tira a paz. Busquemos a paz de Jesus. Haverá oportunidade de reconciliação do homem para com Deus? Poderá haver paz nesse relacionamento? Sim, porque Jesus nos trouxe a Paz. Um dia, a cruz foi erguida em Jerusalém e nós fomos crucificados com Cristo. A morte de Jesus nos trouxe paz. O homem continua sendo inimigo de Deus. A cruz proclama que Jesus é a Paz. No Calvário foi celebrado o tratado de Paz entre Deus e a Humanidade! Quando o homem, com o coração quebrantado e arrependido de seus pecados, se aproxima da cruz e aceita o sacrifício de Jesus em seu coração, a paz é restabelecida. Deus lança os pecados perdoados nas profundezas do mar e proíbe pescá-los novamente!

O pacto que Adão quebrou é restabelecido na cruz de Jesus! “…Reconciliem-se com Deus.” (2 Co 5.20). Você é crente, foi batizado, freqüenta a Igreja, mas pode estar lhe faltando a paz por causa do pecado. Você pode se valer do perdão de Jesus e ter a paz de volta. Jesus já matou a inimizade e a iniqüidade em sua vida? Se você tem falta de paz, busque a Deus! O filho pródigo voltou para a casa do pai, depois de ter ido parar num chiqueiro de porcos. Na casa dele havia paz e ele foi recebido com amor por seu pai.

Os bandidos condenados e crucificados ao lado de Jesus tiveram atitudes diferentes. Um deles criticou Jesus porque não estava fazendo nada para livrá-los da morte, mesmo sendo o Filho de Deus. O outro reconheceu Jesus como o Filho de Deus e lhe suplicou que se lembrasse dele quando entrasse no seu Reino. Jesus notou fé em seu coração e o salvou! “Eu lhe garanto que hoje você estará comigo no Paraíso!” (Lc 23.43).

Deus faz isso conosco. Jesus é a nossa Paz. Deus se esquece de nossa iniqüidade e nos perdoa em Cristo Jesus. Em Rm 5.1 e 2, lemos: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”. Fomos reconciliados com Deus em Cristo e chegaremos na glória!

Jesus pagou o preço de nossa paz.

Que Deus assim nos abençoe,

Pr. Eneas Tognini

Enéas Tognini   nasceu em 20 de abril de 1914 em Avaré - SP. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Pastoreou a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte, e a Igreja Batista de Perdizes, em São Paulo. Viajou por mais de 20 anos pelo Brasil, tornando-se um dos pioneiros da propagação de Renovação Espiritual em nossa pátria. Fundou em 1981 a Igreja Batista do Povo, em São Paulo. Autor de mais de 40 livros, foi condecorado confrade da Academia Evangélica de Letras. Recebeu também o título de Cidadão Paulistano. Atualmente o Pr. Enéas Tognini e Pastor Emérito da Igreja Batista do Povo e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. É casado com Élia Tognini, e pai de Dinéa, Edna e Noemi. Tem três netos e um bisneto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições