MENU

Estudo

O Espírito da Fé

O Espírito da Fé

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Vamos falar sobre o espírito de fé em Marcos 11:23. Sabemos, em 2 Coríntios 4:13, que o apóstolo Paulo disse que tínhamos o mesmo espírito de fé. Os princípios de fé devem ser ensinados, mas o espírito de fé é algo que é contagioso: você “pega” de alguém. E, nessa passagem, Paulo está citando a Davi, dos Salmo 116. Paulo disse: “Nós cremos e falamos”. Os dois ingredientes do espírito de fé são: 1) Eu creio. Mas somente crer não te qualifica a ter o espírito de fé. 2) Eu falo. O seu falar tem que estar conectado com o seu crer.

Muitas vezes o seu falar está conectado aos seus sentimentos, ou às suas circunstâncias, ou ao que os outros falam. Mas se você conectar o seu falar ao que você crê… Nenhum homem é paralisado por suas circunstâncias se ele crê em Deus. Eu não me movo pelo que vejo. Eu não me movo pelo que sinto. Eu me movo pelo que creio, e eu creio em Deus.

Você se move pelo que você crê. Se o que você crê não te move, então você não tem fé! A sua fé tem que mover você primeiro antes de mover a sua circunstância! A fé move a Deus. A fé move montanhas. Mas a fé não moverá nada até que ela mova você primeiro! E a primeira parte de você que a sua fé deve mover é a sua boca. A sua fé tem que ser forte o bastante para mover a sua boca.

Davi tinha o que Paulo chamou de espírito de fé. Davi matou um urso e um leão e foi o único a ter coragem de responder a Golias as suas afrontas. Todo mundo estava com medo de Golias! Mas Davi falou com ele! Nunca corra do seu gigante com a boca fechada! Você precisa ter coragem o bastante para responder às suas circunstâncias, ao diabo, aos seus sentimentos, aos seus pensamentos… E você precisa levantar a sua voz. Davi levantou a sua voz e falou ao seu gigante, depois correu debaixo das suas palavras de fé, lançou a pedra e o matou!

Quantos querem matar os seus gigantes? Golias esteve falando por muitos dias, mas Davi falou de volta a ele. Quantos querem calar o diabo? Você precisa falar com ele! Paulo disse que Davi tinha o espírito de fé. Crer e falar podem fazer estragos ao diabo! Você não precisa fazer algo mirabolante. O que você precisa é crer e falar! Deus te dá o querer e o efetuar a vontade Dele. Ele cria em nós esse desejo de fazer a vontade Dele.

Os dois ingredientes do espírito de fé são: crer e falar. Davi tinha esse espírito, e 400 homens vieram a ele na caverna de Adulão. Eles estavam em dificuldades, desanimados e endividados. E esses homens se tornaram os valentes de Davi! Eles se tornaram grandes campeões! Eu creio que eles já eram campeões, mas quando eles conheceram a Davi, ele os ensinou a liberarem a fé deles, e aí de fato eles se tornaram campeões em suas vidas. Você precisa dizer ao diabo que ele não terá nada do que é seu! Ter o espírito de fé é saber que Deus está ao seu lado!

Crer e falar abrem a porta do sobrenatural. É dessa maneira que você foi salvo: você creu e confessou a Jesus como o seu Salvador. Foi assim que você se tornou uma nova criatura em Cristo. Deus já fez a maior parte. O que você precisa fazer agora é crer e falar. Aí o sobrenatural acontece. O diabo teme que você levante a sua voz porque, quando você o faz, os anjos pensam: “Espere um pouco, parece que estou ouvindo a voz de Deus”. A sua voz se parece com a de Deus. Isso faz parte da sua genética! A sua voz te dá acesso ao talão de cheques de Deus e Jesus já assinou o teu cheque. Mas você precisa dizer algo!

Eu amo a história do cego Bartimeu porque ele não era dos que desistem. Todos disseram: “Cala essa boca!”, mas ele gritou ainda mais alto! Ele não ficou sentado esperando que Jesus passasse, perdendo assim o seu milagre. Jesus chamou a atitude que ele teve de fé. Bartimeu não tinha visão, mas ele tinha a sua voz. E ele usou o que tinha para assegurar o que não tinha. Pare de falar sobre o que você não tem e preste atenção ao que você tem! Jesus reconheceu a voz de Bartimeu: “Estou ouvindo a fé! Parece com aquilo que criou o mundo no princípio! Parece com aquilo que traz à existência o que não existe. É a fé de Deus!”. Bartimeu levantou a sua voz.

Há um poder tremendo na voz daqueles que crêem. Se o diabo puder te calar, ele fica satisfeito. Então, ele coloca pressão em cima de você para te fazer ficar em silêncio. Você precisa levantar a sua voz! Você precisa ter coragem para levantar a sua voz! A sua palavra te dá o domínio sobre o diabo, sobre as doenças e sobre as circunstâncias.

Crer é uma atitude de fé. Falar é um ação de fé. Jesus já fez a maior parte. O que temos que fazer é crer e falar. A definição mais simples de fé é: A fé é um ato. Um ato. È agir como se a Bíblia fosse verdade! Aja como se a Bíblia fosse verdade! Aja como se Deus fosse o seu Senhor! Aja como quem Ele disse que você é! Aja como se você soubesse que Deus tem um plano para a sua vida que o diabo não pode paralisar! Aja como se você fosse apto para receber as bênçãos de Deus! Aja como cabeça, e não como cauda! Aja segundo a Palavra de Deus!

A nossa fé é a vitória que vence o mundo. A Bíblia diz que você anda de fé em fé. De uma fé pequena para uma fé maior. Quantos desejam que a sua fé cresça? Como a fé funciona? Ela é um ato. (Marcos 11:22) Jesus disse: “Tenham fé em Deus. Creiam na fidelidade de Deus”. Deus é fiel; Ele é confiável! O poder Dele está disponível a nós. Efésios diz que os que crêem têm um poder ilimitado. O único pré-requisito necessário é crer. A palavra “crer” é um verbo. Ação. Acorde da manhã e aja como se Deus fosse o teu Deus. Aja como se nenhuma arma contra você fosse prosperar.

A fé é o que libera o agir de Deus. Você precisa crer que Deus é o galardeador daqueles que o buscam. A fé é o que agrada a Deus. Sem fé, é impossível agradá-lo. Uma das razões pela qual temos que aprender como a fé trabalha é porque ela é uma das coisas que agradam a Deus. O nosso viver em fé agrada a Deus. Se você O agrada, as montanhas saem do seu caminho! Tudo muda quando você O agrada. Como agradá-lo? A fé é o que O agrada. (Hebreus 11) Os heróis da fé. Esta é gangue da fé! A fé agrada a Deus.

Como a fé trabalha? Jesus disse: “Tenham fé em Deus”. Jesus só precisou falar à figueira. Ele não precisou chutá-la. Os discípulos ficaram impressionados. O que havia de mais impressionante em Jesus eram as suas palavras. Quando Ele falava, havia algo de maravilhoso na sua voz e nas suas palavras, que os demônios e as doenças tinham que ir embora! Palavras… Pense nas palavras de Jesus. Ele disse: “Tenham fé em Deus. Qualquer um que disser a essa montanha: ‘Levanta-te e lança-te ao mar’, não duvidando em seu coração, mas crendo que se fará conforme as suas palavras, assim o será”. A mesma frase é repetida quatro vezes nos Evangelhos.

Jesus disse que o que Ele fez também é possível para nós. O diabo vai tremer de medo, porque você vai começar a declarar o que vai acontecer nos próximos meses do seu ano! Se você soubesse o que existe do outro lado da sua montanha, você certamente iria querer removê-la! Deus não colocou a montanha lá. Ele não te diria para removê-la se Ele a tivesse colocado lá! O diabo coloca todo tipo de montanhas e obstáculos no meio do seu caminho, mas você precisa entender a autoridade que você tem como aquele que crê. Fale à sua montanha, crendo em seu coração, e ela será removida.

Jesus não disse: “EU sou Jesus, e vocês são vocês”. Ele disse: “O que eu acabei de fazer está disponível a cada um de vocês”. Você precisa abrir a sua boca! Você precisa dizer algo sobre o seu futuro! Por que a montanha é lançada ao mar? Porque o mar é o único lugar que tem a capacidade de dissolver a montanha até que pareça que ela nunca existiu. Assim se sucederá às montanhas na sua vida! Você falará às suas montanhas e elas sairão do seu caminho! Elas serão dissolvidas e parecerá que nunca existiram! Isso é o que Deus disse a Moisés: “O inimigo que hoje vês nunca mais voltarás a vê-lo pelo resto da sua vida!”.

Se você perguntar à maioria das pessoas o que vem a ser “fé”, elas respondem: “Fé é acreditar. Fé é confiar”. Mas se você perguntar a Jesus o que vem a ser fé, vai descobrir que ele falou sobre a parte relacionada ao FALAR. Ele falou sobre acreditar uma única vez, mas mencionou o falar três vezes. Muitos cristãos têm sido derrotados não pelo fato de não crerem, mas pelo fato de não conectarem o seu falar com o ato de crer. Fale como se Deus fosse o seu Deus!

Eu gosto muito do Velho Testamento. Mas uma parte que eu não achei justa foi Deus não deixar Moisés entrar na terra prometida. Não foi justo! Ele fez tudo certo e só ficou irado um dia! Não foi justo! Ele sempre batia na rocha para que a água jorrasse dela. Mas na última vez que eles necessitaram de água, Deus falou: “Fale à rocha”. Moisés, com raiva, bateu na rocha com força por duas vezes. Aí, Deus fala: “Agora você não vai entrar na terra prometida!”. Por quê? Porque quando ele batia na rocha uma vez, isso simbolizava a Jesus na cruz: Ele apanhou, foi ferido e levou sobre si os nossos pecados. Mas Hebreus diz que Ele fez isso uma única vez. Uma única vez por todos os homens e por todas as situações. Uma única vez. Então, Moisés errou ao bater na rocha pela segunda vez quando Deus lhe havia dito para falar a ela. Em outras palavras, Jesus já apanhou e já levou os nossos pecados, então, se você precisa de água, fale à rocha! Jesus já pagou o preço por isso! Fale à rocha!

A Palavra de Deus é algo falado. Foi falada antes de ser escrita. E foi escrita para que pudesse ser falada. Ela precisou ser escrita para que ninguém a mudasse. Ela foi escrita para ser falada. O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. A Palavra saiu da boca de Deus. Na Bíblia está registrado o que sai do coração de Deus: a fé de Deus, a vida de Deus, o amor de Deus. A Palavra saiu do próprio Deus.

No princípio, Deus falou e depois ele viu o que era criado. O som existe antes da visão. Tudo o que foi criado se deu a partir do som. O poder de Deus é liberado através do som. A chuva de abundância é precedida do som da chuva. Sabe por que as montanhas são removidas por palavras? É porque elas foram criadas através das palavras! Muitas vezes, Deus não pode operar na vida das pessoas porque ele deseja ouvir delas um som diferente.

Você precisa mudar o seu som primeiro para mudar o que você vê. Para diagnosticar se você está feliz com a sua vida, preste atenção ao que você está dizendo. Para Deus mudar o que alguém vê, é necessário tocar primeiro em sua boca! Deus tocou a boca de Jeremias. Deus colocou as suas palavras na boca de Jeremias. E quando você falar, tudo vai mudar! Antes de Jesus vir ao mundo, Ele precisou de uma boca! Então, Ele disse a João Batista: “Voz do que clama do deserto. Preparai o caminho do Senhor”. Jesus precisou de uma voz para preparar o seu caminho! Você precisa levantar a sua voz para preparar o caminho para a glória de Deus se manifestar.

Quando Deus quer mudar a vida de alguém, ele toca na boca dessa pessoa. A resposta para o seu problema está literalmente debaixo do seu nariz! Para nos ajudar a falar o que é certo, Deus nos batizou com o seu Espírito e nós falamos em línguas estranhas. Que ajuda tremenda o Senhor nos deu, porque muitas vezes é bem difícil para nós ter o entendimento correto! O que realmente me assusta não é quando você grita, mas quando você fica quieto por muito tempo! Você tem aquilo que diz! Você precisa levantar a sua voz! Eu amo a história de Paulo e Silas, quando eles estavam na prisão. Uma vez um pregador, que não sabia quem era Silas, disse que Paulo estava na prisão com sua esposa Silas! Bom, Paulo e Silas estavam na prisão e eles haviam apanhado muito, mesmo estando debaixo da vontade de Deus. Eles sangravam, mas da boca deles saia louvor e adoração a Deus. A sua voz é o seu endereço no Reino do Espírito.

Eu gosto do que disse Young Cho, pastor da maior igreja do mundo, na Coréia do Sul. Ele estava falando, em Tiago 3, sobre  a língua. E um amigo dele, um neurocirurgião, disse que eles haviam feito novas descobertas relacionadas ao funcionamento do cérebro. Eles descobriram que o centro da fala no cérebro exerce o domínio sobre todos os outros centros nervosos. Quando fazemos testes no centro da fala, todo o restante do cérebro responde. O centro da fala exerce o domínio. Então, disse o médico, quando uma pessoa diz: “Eu estou fraca”, o centro da fala manda uma mensagem para todo o cérebro: “Prepare-se para ficar fraco”. Então Deus fala: “Que o fraco diga: ‘Sou forte’”. Quando uma pessoa diz que está velha, o centro da fala manda uma mensagem para todo o cérebro, dizendo: “Prepare-se para morrer”.

O Pastor Cho disse para o seu amigo: “Eu já sei disso há muito tempo”. Ele disse: “Não tem como! Essa descoberta é totalmente nova! Como você sabia disso?”. Ele respondeu: “Aprendi com o Doutor Tiago, do Novo Testamento! Ele disse que a língua, pequeno órgão, controla todo o corpo!”.  Tiago diz que, com a sua língua, você determina a direção e o destino da sua vida. Ela é tão poderosa que, por meio dela, você se salvou, confessando a Jesus!

Deus quer que você libere a sua fé! A fé libera o agir de Deus e move montanhas, mas ela não moverá nada até que mova você! A primeira coisa em você que precisa se mover é a sua boca! Tenha fé e comece a chamar à existência aquilo que não existe. Tenha a ousadia de levantar a sua voz! Muitos cristãos estão fracos porque eles não têm confessado quem são em Cristo Jesus. Não é necessário somente crer. Você precisa crer e falar! Há poder suficiente disponível para nós, mas aquele que crê precisa ter uma voz. O nosso futuro é de céus na terra. Jesus já fez a maior parte. Levantemos o som da nossa vitória. A fé tem um som: o som da alegria!

O som é algo muito pessoal. Você não pode declarar nada por ninguém, e ninguém pode fazê-lo por você. Será do jeito que Deus te falou! Você terá o favor de Deus. Você ficará como os que sonham e a sua boca se encherá de riso!

Um forte abraço, Graça e Paz!

Marcus Gregório   é pastor, graduado e pós-graduado em Teologia. Empresário, escritor, preletor internacional, consultor financeiro, fundador da 0NG Pró-Viver e Presidente do Conselho de Pastores do Estado do Rio de Janeiro.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições