MENU

Puxando o bico

Puxando o bico

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 10:51

Quem nunca puxou o bico que atire a primeira pedra!

''Sabedoria não é ir em todas, e sim saber a hora de recuar diante do perigo!'' MS

A vida de um surfista também é feita de dias bons e dias difíceis. Quando estamos evoluindo sentimos a necessidade de novos desafios. Começamos surfando ondas pequenas em nosso pico de origem, mas com o passar do tempo viajamos atrás de outras ondas, ondas maiores, mais longas e do prazer que só sente quem se arrisca botando pra baixo mesmo com um frio irado na barriga.

Confesso que já puxei o bico inúmeras vezes. Porém as viagens (principalmente as internacionais) me ensinaram muito, tanto sobre a atitude necessária de botar pra baixo como fazer a melhor escolha.   

Vivemos num mundo cheio de conselheiros! Muitos querem nos ensinar como viver e inclusive fazer escolha por nós, não é? Infelizmente em muitos casos somos instigados a fazer o que é errado. A famosa ''pilha''.  Escutamos: ''Vai lá! Dropa! Experimenta! Você é o cara! Pega todas! Bota pra baixo!'' Porém quando a escolha é errada e quando a casa cai muitos dos ''conselheiros” somem da cena e ficamos só nós e Deus (único que acredita em nós mesmo quando todos nos dão as costas e fazem piadas ao nosso respeito).

Botar pra baixo pode ser loucura sim! Devemos discernir o que estamos fazendo com a nossa vida e escolher as melhores opções para não nos machucarmos nem machucarmos as pessoas ao nosso redor também.

Quando puxamos o bico somos visto como merrequeiros, fracos e até nossa masculinidade é colocada em jogo na roda dos velhos ''conselheiros de plantão nas esquinas, barzinhos, boates, etc''.

O Senhor do universo nos orienta em relação a esse assunto, vejamos alguns exemplos contidos no manual da vida (A Bíblia Sagrada), de como e quando puxar o bico sem vergonha alguma:

1. No Falar. ''Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.'' 1Pedro 3.10-11

2. No olhar. ''São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas''. Lucas 11.34-35

3. No pensar. ''Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.'' Filipenses 4.8

Pois é galera, a Palavra de Deus nos diz que temos que puxar o bico em muitos momentos, tais como refrear nossa língua das más conversações, ter cuidado com a janela da alma que são os olhos e proteger nossa mente do lixo que há no mundo. Tudo isso é sem dúvida um excelente começo para fazermos as melhores escolhas em nossa curta vida sobre a terra.

Cuidado! Estes princípios são considerados perda de tempo para os que se acham sábios aos seus próprios olhos, mas são sabedoria de Deus para os simples de coração! Todos os que caminham nessa direção não andarão no escuro e serão poupados de muitos erros. Nunca se esqueça, têm hora de botar pra baixo e hora de puxar o bico!

Se torne sábio guardando a Palavra do Senhor no coração: ''Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.'' Salmo 119:104-105.

Um semana iluminada e de boas escolhas a todos!

Marquito Santos

Marquito Santos   é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

veja também