MENU

Estudo

Antes do 11

Antes do 11

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Um dos meus versículos preferidos sempre foi:

"Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro ". (Jeremias 29:11)

Um dia, um "pequeno detalhe" desta passagem fez toda a diferença: eu olhei o versículo de Jeremias 29:11 considerando o que vem “antes do 11&S243;… ou seja, o contexto no qual ele foi escrito.  

A situação, bem resumida, era a seguinte: o povo de Jerusalém havia sido deportado para a Babilônia. Reis, sacerdotes, todos estavam agora em terra estranha, sem saber por que, sem saber por quanto tempo, sem saber nada. Com certeza pairava no ar um grande clima de incerteza quanto ao futuro. Até quando vamos ficar aqui, o que vão fazer conosco, o que fazemos agora, o que será de nós, etc etc, são perguntas que certamente foram feitas com frequência. Você já fez alguma pergunta parecida?  Eu já. Muitas delas. Muitas vezes.

O profeta Jeremias então recebeu uma mensagem do Senhor, e essa mensagem deveria ser entregue ao povo exilado. A carta dizia o seguinte, leia com atenção:

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia. Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, declara o Senhor.

Assim diz o SENHOR: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei  a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro ". (Jeremias 29:4-11)  – grifo meu

Entendi bem? O povo na certa estava sedento por respostas. Mas a carta dizia: "povo exilado, façam o seguinte: arrumem um lugar para morar, trabalhem em alguma atividade, desfrutem dos proventos vindos dela. Casem, tenham filhos, casem seus filhos. Cuidem direitinho daí onde vocês estão, porque como vocês estão aí, só serão bem-sucedidos se a sua nova terra também for". Até o momento, nenhuma novidade. Isso é o que eles já faziam antes, oras bolas!!!

Justamente. A grandiosa riqueza desta mensagem começa por aí. Você não sabe o seu futuro, então não perca o presente esperando por ele! Faça o que te vier às mãos para fazer hoje. Viva o hoje. Não sabe se o seu marido será transferido mês que vem? Enquanto ele não é, cuide da sua casa, faça suas atividades, viva o hoje. Não sabe se vai ter emprego quando terminar a faculdade? Enquanto não termina, empenhe-se em ter um ótimo resultado acadêmico. Não sabe se será uma boa mãe? Enquanto você não é mãe, empenhe-se em ser uma boa esposa e mulher de caráter temente a Deus... e por aí vai. É como se Deus dissesse a nós: cuide de seus afazeres!

" ... porque da sua vida, cuido EU!! É isso que ELE continua dizendo na carta aos exilados, lembra? A mensagem continua: quando der o tempo certo, EU cumprirei a minha promessa e EU vou tirar vocês daí. Nenhuma explicação. Nenhum detalhe em relação a como será essa saída. Só uma promessa: eu vou tirar vocês daí. Ponto. Não queira saber como...

... Porque Deus é quem conhece os planos, planos de fazer-nos prosperar e não de nos causar dano, planos de dar-nos esperança e um futuro ". É Deus quem conhece. É Deus quem sabe... e Ele não precisa dar respostas às nossas inquietações. Ele já disse o suficiente: o plano dEle é bom. Ponto.

Escrevo isso com lágrimas nos olhos, porque de fato a minha tendência é querer as respostas. Ando muito inquieta ultimamente. Eu quero saber o que vai ser de mim quando eu acabar o doutorado. Quero saber se vou dar conta da casa, do trabalho, do marido e dos filhos. Quero saber se meus filhos vão ser saudáveis. Aliás, antes, quero saber se vou conseguir ter um bebê. Quero saber se vou continuar longe da nossa "terra natal" e dos nossos familiares por muito tempo. Quero saber se um dia vou ter alguma doença grave. Quero saber tanta coisa... e Deus me pede uma só: cuide dos seus afazeres. Capriche no cuidado da sua casa, trabalhe, empenhe-se no doutorado, cresça em conhecimento e obediência à Palavra, cuide bem da sua saúde,  trabalhe na igreja… do resto, cuido EU. Ele não me dá resposta nenhuma. Mas quando olho para este versículo, eu vejo que não preciso delas!

Deixar aos cuidados de Deus é  deixar que o Seu plano, que Ele já disse que é bom, se desenvolva em mim, apesar de mim. Enquanto isso, vou cuidando das minhas coisas, com a excelência que Deus me pede para fazê-las.

É uma verdade maravilhosa. Que Deus nos ajude a vivê-la dia após dia, a começar em mim.

Naná (Ana Márcia) Mendes Castillo é enfermeira e professora de graduação e pós-graduação em Enfermagem. Completou o curso de “Biblical Foundation” no Instituto Bíblico Palavra da Vida, em Nova Iorque, EUA, em 2001. Casada com o Luiz Castillo, está terminando o doutorado em Enfermagem na USP-SP e é membro da Igreja Batista Metropolitana, em Salvador-BA.

Blog: http://blogcoisanossa.wordpress.com

Twitter: @blogcoisanossa

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições