A beleza do rosto da criança

A beleza do rosto da criança

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Segundo os especialistas da complexa área pediátrica relacionada ao crescimento facial e o direcionamento que ele toma com o passar do tempo é derivado - além da herança genética, por óbvio - também por inadequação de funções, ações e hábitos nocivos durante a infância. Respiração incorreta, excesso de sucção de objetos como chupeta, mamadeira ou dedos, entre outras causas, podem ser complicadores e ocasioar futuras anomalias dentofaciais, em diferentes níveis de severidade. E, junto com o crescimento inadequado do rosto, a beleza, harmonia e expressividade faciais da criança são fatalmente prejudicadas.

De acordo com Gerson Köhler, especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia, essas questões devem ser tratadas desde criança, já a partir da idade pré-escolar. "Em alguns casos, por mais que exista um acompanhamento médico pediátrico geral, estas questões que envolvem o crescimento facial acabam não sendo corretamente direcionadas e a necessária monitoração do desenvolvimento do rosto acaba fincando em aberto", explica ele.

O fato é que somente profissionais especializados em ortopedia facial e ortodontia pediátrica costumam ter a formação e os conhecimentos necessários para notar, por exemplo, que além dos problemas de respiração, mastigação e deglutição, também existe um desvio no crescimento da face. "Esta interação médica interdisciplinar (também chamada de "multiprofissional") entre profissionais que tratam o rosto sob pontos de vista diferentes (diferentes especialidades) é fundamental para que a criança cresça com sua face harmoniosa, bonita e funcional", afirma Köhler.

Gerson ainda recomenda: "É aconselhado que os pais levem em consideração que a respiração feita pela boca é uma poderosa forma de fazer com que o crescimento facial seja progressivamente alterado e desorganizado. A sistemática correta é a respiração realizada pelo nariz para que, assim, o sorriso seja perfeito (estrutural e funcionalmente) na composição de um rosto bonito e expressivo. Se isto não ocorrer, a respiração bucal que se instala (em caráter de substituição) altera toda a ação da musculatura da face sobre o seu arcabouço ósseo, e ação muscular inadequada deforma, de modo lento, mas progressivo, os ossos da face, principalmente a nasomaxila (que contém o nariz, mas também o palato e os dentes superiores) e a mandíbula", explica o especialista em monitoração da face infantil. E finaliza, de forma enfática, chamando a atenção para o fato de que "se existem variáveis adversas (causas) gerando alteração progressiva do crescimento facial já aos três ou cinco anos de idade, por que esperar até a adolescência para tratar. Na área de saúde em geral, qualquer alteração ou doença deve ser tratada tão logo diagnosticada".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições