A guerra da lição de casa

A guerra da lição de casa

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 10:36

Como mãe de sete filhos, eu sou uma veterana das disputas da lição de casa – presenciei as inúmeras queixas deles sobre as tarefas, provas e projetos. Quando se trata de estudo, fica claro que, o que é eficaz com uma criança, não funciona necessariamente com a outra. Conhecer o estilo de estudo do seu filho pode ajudar a reduzir os conflitos e ajudá-lo a ser um estudante mais aplicado.

O Procrastinador

É o tipo de criança que sonha acordada com as muitas coisas que tem para fazer depois da escola, e acaba não sobrando tempo para a lição de casa. Até o final da noite, ela não completou nenhuma atribuição, mas também não se sente culpada.

Plano de Batalha: diga ao seu filho que ele tem uma hora por dia para preencher com outras atividades antes de começar a fazer a lição. Ajuste o cronômetro e não abra exceções. Se ele para constantemente e liga para os amigos para perguntar sobre a tarefa, peça ao professor para lhe dar uma lista de trabalhos da semana. Assim ele se organiza.

Você pode pensar que um “procrastinador” seria mais eficiente em um ambiente tranquilo, mas alguns se concentram melhor num lugar barulhento, diz Cathy Quinn, professora de Ossining, Nova York. Um de seus alunos estuda na mesa da cozinha. Com sua mãe por perto e muita gente passando, ele para de inventar desculpas e faz a lição.

O Chorão

No minuto em que tira a mochila das costas, as queixas começam a surgir – a professora é muito injusta, a lição é muito chata, os colegas são muito mandões. Ele vai continuar a reclamar até dormir, quando você vai perceber que a tarefa ficou inacabada.

Plano de Batalha: diga para ele brincar de colocar todos os momentos infelizes do seu dia em uma caixa grande e convide-o para falar sobre eles depois que a lição de casa estiver feita. Se ele começa a se queixar antes de terminar a lição, lembre-o de que reclamar não é permitido até que termine o seu trabalho. Tarefa finalizada, deixe-o gemer e reclamar até cansar.

Não menospreze as lamúrias do seu filho. Se ele não entende exatamente o que esperam dele ou tem uma quantidade muito grande de tarefa, ajude-o a descobrir como fazer a lição e converse com o seu professor sobre o nível de exigência.

O Perfeccionista

Este aluno super focado passa tanto tempo em um projeto, que as outras lições não são feitas. Quando chega a noite e vocês dois percebem que há muita lição de casa intocada, ele tem um colapso – e você também chega perto de ter um.

Plano de Batalha: ajude seu filho a perceber o quadro geral, anotando as tarefas do dia em uma folha grande de papel. Use um marcador de cor diferente para cada assunto. Juntos, mapeiem a quantidade total de tempo que ele vai gastar nas tarefas e cerca de quanto tempo ele deve dedicar a cada uma.

"Deixe que seu filho saiba que nem tudo tem de ser impecável", sugere a Dra. Dennis. Pode parecer difícil, mas tente elogiar menos quando ele fizer a lição corretamente – assim ele não se sente péssimo quando não for tão bem. Procure ajudá-lo a aprender com os próprios erros. Se ele escreve uma resposta incorreta, diga: "Isso não está certo. De que outro jeito você pode tentar resolver?" A partir da sua pergunta, ele vai pensar criativamente sobre como reformular o problema.

veja também