A relação das mães com a TPM

A relação das mães com a TPM

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Depois de ter filhos, você percebeu que a tensão pré-menstrual ficou mais intensa? Saiba que, apesar dessa mudança ser bem comum, os hormônios não têm culpa. Segundo Eduardo Cordioli, ginecologista do Hospital Albert Einstein, a intensidade dos sintomas está relacionada a aspectos psicológicos, e não fisiológicos. "Os hormônios não têm relação com essas alterações. Principalmente no início, até entrar em um novo ritmo de vida com o bebê, a mulher se cansa e se estressa mais facilmente e isso intensifica os sintomas", explica.

O especialista garante ouvir de muitas mães reclamações sobre o aumento da TPM após o nascimento do filho, e a recomendação é sempre a mesma: tentar relaxar e se adaptar à nova realidade que estão vivendo. "Costumo dizer que o período de adaptação da mãe é de um ano após o nascimento do bebê. É uma fase de aprendizado", diz.

A idade também não tem relação com o aumento da TPM. Segundo Cordioli, na verdade, a tendência, com o passar dos anos, é que os sintomas sejam menores. "Conforme a mulher se aproxima da menopausa, as variações hormonais diminuem, e com isso, a TPM também deveria ser menor", diz. No entanto, as pressões e o estresse na vida afetiva ou profissional podem inverter o quadro, e a tensão pré-menstrual, aumentar. Ou seja, a solução no alívio dos sintomas é buscar uma melhor qualidade de vida.

Na hora de aliviar os sintomas, nada de automedicação. Cordioli recomenda sempre consultar um especialista, pois a maneira de tratar a TPM varia para cada mulher. "Há muitas orientações para o tratamento da tensão pré-menstrual, e é o médico quem vai avaliar qual é o tratamento mais adequado", afirma.

Seu sono e seu bolso podem sentir também

Se não bastassem todos os incômodos que você já conhece, um estudo realizado pelo Instituto do Sono, da Unifesp, revela que as alterações hormonais durante o ciclo menstrual tornam o sono das mulheres mais agitado. "É fato que elas têm mais insônia do que os homens. E com essa pesquisa, descobrimos que o quadro hormonal influencia bastante", diz a ginecologista Helena Hachul, uma das responsáveis pelo estudo.

Ou seja, se você anda sofrendo com dificuldades para dormir, vale investigar com seu médico se essa questão é mais forte no período pré-menstrual. Talvez, a origem do seu problema pode estar nos hormônios.

Compras por impulso e gastos excessivos também podem fazer parte dos 10 dias que antecedem a menstruação. Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha mostrou que como as emoções tendem a ser mais intensas durante esse período, as mulheres podem se sentir deprimidas ou estressadas. E ir às compras seria uma forma de aliviar os sentimentos negativos. O afloramento das emoções se deve às variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições