Amigos são importantes para proteger as crianças de sentimentos negativos

Amigos são importantes para proteger as crianças de sentimentos negativos

Atualizado: Quinta-feira, 20 Janeiro de 2011 as 3:23

O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Concordia, EUA, e publicado no periódico Development and Psychopathology. “Em longo prazo, as crianças isoladas mostram um aumento do sentimento de tristeza e altos níveis de sentimentos depressivos”, explica William Bukowski, principal autor do estudo.

A pesquisa acompanhou durante três anos aproximadamente 130 meninas e mais de 100 meninos que estavam no ensino fundamental. Os participantes foram questionados sobre seus sentimentos de vergonha ao se relacionar com outras crianças e se gostavam de ficar mais isolados de uma maneira em geral. Aquelas crianças com menores habilidades de socialização ou que eram percebidas pelos pares como muito agressivas ou imaturas também se mostraram mais propensas a serem isoladas pelo grupo.

Entretanto, aquelas crianças com maior número de amigos foram as que tiveram menor incidência de pensamentos tristes ou traços de depressão. “A amizade interrompe os efeitos do isolamento. Além disso, os amigos aumentam a capacidade de resiliência e protegem as crianças, promovendo o hábito de se falar sobre os próprios sentimentos”, diz Bukowski.

“O isolamento é uma bola de neve que pode amplificar outros problemas”, diz o pesquisador. “Os sentimentos negativos podem se acumular e desabrochar em algum momento da adolescência”, completa.

Para os pesquisadores, ter ao menos um amigo já é o suficiente para melhorar o sentimento de isolamento em crianças. “Os amigos são um escudo contra experiências negativas nos processos de socialização”, finaliza.

veja também