Aprendendo a ser um consumidor consciente

Aprendendo a ser um consumidor consciente

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Nem sempre a convivência do consumidor com o fornecedor é um mar de rosas. E muitas vezes os problemas acontecem porque um dos dois não conhece os direitos e deveres que tem.

Conheça alguns de seus direitos como consumidor:

As lojas devem manter amostras de jogos, revistas, discos, fitas e brinquedos sem lacre para que você possa examinar antes de decidir-se pela compra; Todo brinquedo deve ter um selo de segurança fornecido pelo IQB (Instituto de Qualidade do Brinquedo) e outro do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial); Exija sempre nota fiscal: é a sua garantia para reclamar, caso tenha problema; Se o produto apresentar defeito, o fornecedor terá até 30 dias para solucionar o problema. O pedido deve ser feito por escrito para que tudo fique documentado. Se nada for resolvido, você tem direito a: seu dinheiro de volta, exigir um desconto, insistir no conserto ou trocá-lo; Se a compra for feita por telefone, na porta de casa ou pelo correio, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir, sem precisar justificar. Mas é melhor que desista por escrito; Tudo o que a propaganda promete deve ser cumprido, pois publicidade enganosa é crime; Os manuais de instrução devem ser claros e escritos em português. Esses são alguns dos direitos que o consumidor tem. E quais serão os deveres? Você consegue pensar em algum?

Postado por: Felipe Pinheiro

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