Aumenta participação da mulher no mercado de trabalho

Aumenta participação da mulher no mercado de trabalho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O número de mulheres que participa dos mercados de trabalho do mundo inteiro é o mais alto da história. Porém, mais da metade dessas trabalhadoras têm empregos vulneráveis, mal-pagos, sem proteção social nem direitos, afirmou o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado ontem.

De acordo com o relatório, o número de mulheres empregadas teve aumento de 200 milhões durante a última década, alcançando 1,2 bilhão em 2007, diante de 1,8 bilhão de homens. "Esse progresso, no entanto, não deve esconder as evidentes injustiças que persistem nos locais de trabalho em todo o mundo", declarou o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

De acordo com o relatório, a proporção de mulheres com emprego vulnerável (trabalhadora familiar, auxiliar não remunerada, ou por conta própria) caiu de 56,1% para 51,7% desde 1997. Entretanto, a vulnerabilidade continua atingindo grande parte das mulheres, principalmente nas regiões mais pobres. "Quanto mais pobre é uma região, maiores são as possibilidades de que as mulheres permaneçam confinadas aos grupos de trabalhadoras familiares", disse Somavia.

O relatório apontou também que na última década o setor de serviços superou o da agricultura como provedor de empregos para as mulheres. Em 2007, 36,1% das mulheres trabalhavam na agricultura, enquanto 46,3% no setor de serviços.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições