Bebê conforto ou Conversível

Bebê conforto ou Conversível

Atualizado: Quinta-feira, 30 Abril de 2009 as 12

Existem vários modelo e marcas de Bebê Conforto (ou conversível) no mercado, por isto segue abaixo algumas dicas e recomendações sobre o assunto e seuuso adequado com segurança.

Para começar vamos falar da instalação, que é tão importante, quanto a escolha do modelo, pois é ela que vai garantir a segurança da criança, pois para isto a cadeirinha deve estar corretamente instalada.

O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeirinha, é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

Segue abaixo outras dicas importantes:

1) Bebês devem andar de costas para o movimento até completarem 1 ano ou pesarem até 9 Kgs em cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível. Nesta posição, o bebê está mais protegido de sofrer ferimentos na coluna cervical no momento do acidente.

2) As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo do ombro.

3) Ajuste as tiras da cadeirinha para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo um dedo, e posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.

4) Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabeça de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Você pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada de forma firme ou outro material suave poderá ajudá-lo a encontrar a inclinação adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45º.

5) Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeirinha de segurança.

6) Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posição onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A força de um air-bag em formação pode resultar em ferimentos graves ou até a morte.

7) Se a cadeirinha de segurança de seu filho tiver uma alça, siga as instruções do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alças devem ficar para baixo durante o transporte no carro.

veja também