Bebês que tomam mamadeira têm mais chances de se tornar comilões

Bebês que tomam mamadeira têm mais chances de se tornar comilões

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Bebês que são alimentados com mamadeira logo nos primeiros meses de vida parecem ter tendência a comer mais durante a infância do que aqueles que são alimentados exclusivamente pela amamentação, segundo estudo que será publicado na edição de junho da revista Pediatrics.

Os pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acompanharam o primeiro ano de vida de 1250 crianças e descobriram que as que tomavam mamadeira durante os primeiros seis meses de vida, mesmo que fosse leite materno, apresentavam menor capacidade de controlar o apetite mais tarde.

O "efeito mamadeira", como foi chamado, pode ser uma das razões para a associação entre aleitamento materno e menor risco de obesidade infantil. Nas pesquisas mais recentes sobre o efeito da amamentação no ganho de peso, o foco tem sido nos componentes do leite materno, como os hormônios leptina e adiponectina, que ajudam a regular o apetite e o metabolismo. Porém, as novas descobertas sugerem que a forma de alimentar os pequenos também importa nesse sentido.

O estudo mediu a autorregulação de apetite em bebês de sete, nove dez e doze meses de idade. As mães eram sempre questionadas sobre a frequência em que os bebês tomavam a mamadeira ou um copo de leite.

Os resultados indicaram que, entre os exclusivamente amamentados nos primeiros seis meses, 27% sempre terminavam a mamadeira, comparados com 54% daqueles que tiveram alimentação mista e 68% dos que foram alimentados com mamadeira desde os primeiros meses de vida. Esses dados ocorreram independentemente de outros fatores, como peso, escolaridade materna, renda familiar e etnia.

De acordo com os autores, os bebês que tiveram mais de dois terços de sua alimentação via mamadeira no início da vida tinham duas vezes mais chances de, mais tarde, esvaziar a mamadeira, mesmo depois de satisfeitos, do que aqueles que tiveram menos de um terço de sua alimentação feita com ela.

A pesquisadora Ruowei Li disse não estar claro o motivo da relação amamentação e autorregulação de apetite, mas quando os bebês são amamentados, eles controlam a quantidade de leite que consomem, mas quando os pais dão a mamadeira, eles podem tentar fazer o bebês esvaziar a mamadeira a maioria das vezes. A pesquisadora acredita que isso pode interferir na capacidade inata do bebê de regular sua ingestão de calorias em resposta a sinais internos de apetite.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições