Brincar com as cores é importante para o desenvolvimento da criança

Brincar com as cores é importante para o desenvolvimento da criança

Atualizado: Sexta-feira, 20 Agosto de 2010 as 8:44

Descobrir as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos 3 meses. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os 3 anos. Para que seu filho chame o azul de azul e não de verde, precisa de estímulos. Ele só fixará o nome das cores por meio de exercícios e exemplos. "É uma questão de aprendizado, de memorização", explica o neuropediatra Luiz Celso Amaral, do Hospital Samaritano, de São Paulo. Estimular é dizer o nome das cores das roupas, das frutas, das flores, dos objetos. Porque seu filho vê colorido, mas não sabe que a blusa que usa, por exemplo, é amarela. Você precisa apresentaras cores e os nomes a ele. Como sempre fez a fonoaudióloga Cecília Horowitz, com o filho André, 2 anos e 3 meses, convidando-o a colocar o tênis preto ou a escovar os dentes para ficarem brancos."Nessa época, ele tinha 1 ano e 2 meses. Aos poucos, foi gravando,mas se confundiu muito", diz.

Passo-a-passo

A criança descobre que o mundo é colorido a partir dos 3 meses porque sua visão não está mais "embaçada". Começa a fixar o olharem objetos de cores básicas ou primárias, como vermelho, verde,azul, amarelo. Com cerca de 1 ano e 5 meses, diferencia as cores. E ,aos 2, geralmente, passa a nomeá-las. O fim do período coincide como ingresso na escola, onde as brincadeiras com cores representam constante estímulo. Algumas escolas infantis fazem a semana das cores. Todas as crianças usam uma roupa de determinada tonalidade e pintam só com aquela cor. "É um esforço para ajudá-la a fixar o nome", diz a psicopedagoga Mônica Cardoni, do Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cepagia), de Brasília. Ela explica que,quanto mais incentivada, mais acriança aprende. "É comum ver crianças de 3 anos que ainda não sabem as cores, mas não se trata de incapacidade. Indica apenas falta de estímulo para o aprendizado, como oferecer a ela lápis coloridos para desenhar e tintas para pintar.

Arco-íris

Mais importante que saber o nome é seu filho brincar com as cores. "As criações coloridas, como um rabisco sem sentido, significam que o desenvolvimento neuropsicomotor da criança está normal, que o crescimento dela está saudável", afirma o neuropediatra Amaral. Demonstram que ela tem coordenação motora e se relaciona com o mundo à sua volta, representando-o nos desenhos.

veja também