Casamento feliz faz bem à saúde

Casamento feliz faz bem à saúde

Atualizado: Segunda-feira, 10 Agosto de 2009 as 12

Um levantamento sobre famílias feito pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico sugere que manter um casamento feliz faz bem para a saúde do casal e dos filhos. A pesquisa concluiu que mulheres casadas têm reduzidas as chances de desenvolver doenças crônicas. Já os homens solteiros de até 35 anos têm aumentado em 50% o risco de morte em comparação com os homens casados, da mesma idade.

Diversos estudos indicam que se a tendência de casais jovens optarem por dividir o mesmo teto, sem casamento, permanecer num crescimento constante, como se observa nos últimos anos, em 2014 o número de pessoas casadas com menos de 40 anos vai ser ultrapassado pelo de casais, da mesma faixa etária, que apenas dividem o mesmo teto.

Esta informação ressalta outro aspecto apontado pela pesquisa: a saúde das crianças também seria beneficiada pelo bom relacionamento entre os pais. O estudo mostra que entre filhos de pais que mantêm o casamento com estabilidade há um melhor desempenho escolar. Estas crianças permaneceriam na escola por mais tempo - 78% das meninas e 69% dos meninos.

Os dados mostram ainda que o número de casais que apenas moram juntos, mas não são casados, aumentou em 65%, enquanto que o número de casados caiu 4%. De acordo com o estudo, crianças que vivem com os pais naturais também têm menores probabilidades de desenvolver doenças em longo prazo.

veja também