Cientista aplicado é mais valorizado no mercado

Cientista aplicado é mais valorizado no mercado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

No title O cientista está cada vez mais concentrado na questão tecnológica, afirmou o professor do Departamento de Fisiologia do IBB (Instituto de Biociências de Botucatu) da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), Gilson Luiz Volpato.

"O papel do cientista é produzir conhecimento. Uma boa parte desse conhecimento pode ser aplicada e pode gerar tecnologia", explicou Volpato.

A ciência que foca na produção tecnológica é denominada "aplicada" e é mais valorizada pelo mercado. Isso ocorre porque ela é dedicada ao avanço imediato, ou em trazer resultados mais rapidamente.

Desenvolvimento

Embora o cientista tenha uma grande importância e a ciência nacional esteja crescendo, há pouco investimento neste campo no Brasil e, segundo Volpato, a formação de cientistas deve ser melhorada.

De acordo com Volpato, há países que valorizam mais a ciência. Os desenvolvidos, por exemplo, são os que mais investem nessa área. "Se o Brasil quiser virar uma país desenvolvido, terá de desenvolver primeiro a educação, depois a ciência", afirmou o professor.

Por Equipe InfoMoney

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições