1. As crianças precisam ter Infância:
? Necessitam inventar;
? Correr riscos;
? Frustrar-se;
? Ter tempo para brincar:
? E se encontrar com a vida
? A TV, Internet;
? Brinquedos manufaturados eletrônicos;
? Excessos de atividades obstruem a infância dos filhos (mundo artificial). Obstruindo a inteligência das crianças e adolescentes:
? Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações;
? As crianças aprendem a lidar com fatos lógicos (na escola), mas não sabem lidar com fracassos e falhas;
? Aprendem a resolver problemas matemáticos, mas não sabem resolver seus conflitos existenciais;
? Quem se importa com a sabedoria na era da informática?
? Nós nos tornamos máquinas de aprender;
? A TV, internet, microcomputadores etc. bombardeiam de estímulos psico-adaptação, aumentando o limiar do prazer na vida real. Com o tempo crianças e adolescentes perdem o prazer pelo pequenos estímulos da rotina diária, produzindo uma geração de insatisfeitos.
Estamos informando e não formando sua personalidade:
? Não estamos educando a emoção nem estimulando o desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência tais como contemplar o belo, gerenciar os pensamentos, ter espírito empreendedor.
? Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são.
? Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para esvaziar e sensibilidade para aprender.
Como ocorre este aprendizado?
O aprendizado depende do registro diário de milhares de estímulos externos (visuais, auditivos, táteis) e internos (pensamentos e reações emocionais). Deuteronômio 6.
? Os vínculos definem a qualidade da relação. O que seus filhos registram de você? As imagens negativas ou positivas? Todas, eles o estão fotografando a cada instante.
? A emoção define a qualidade do registro na memória: O amor e o ódio, a alegria e angústia provocam um registro intenso. A mídia utiliza-se disto para lançar as imagens de acidentes, mortes, tragédias, doenças, seqüestros, tragédias que geram alto volume de tensão, nossa memória tornou-se assim uma lata de lixo, gerando um ser humano intranqüilo, que sofre por antecipação e tem medo do amanhã.
? Ensine seus filhos a fazer do palco da sua mente um teatro de alegria, e não um palco de terror.
Regina Vilela de Lima Nagy é pastora e teóloga. Trabalha com aconselhamento conjugal, é professora na rede estadual e municipal e dá aulas de psicologia, filosofia e aconselhamento pastoral na Faculdade de Cultura e Ensino Teológico de Osasco e no Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições