Como lidar com a adolescência?

Como lidar com a adolescência?

Atualizado: Terça-feira, 5 Agosto de 2008 as 12

Geralmente, entre os 13 e 18 anos de idade, o ser humano passa por um período de mudanças físicas e emocionais. Essa fase é chamada de ADOLESCÊNCIA.

Nessa fase, ocorrem transformações: o adolescente perde o corpo infantil e adquire um corpo com o qual, muitas vezes, não sabe lidar. Ele se sente diferente por dentro e por fora, o que constitui um fator estressante.

Esse fator interno pode gerar um sentimento de rejeição em relação aos pais. Muitos adolescentes não conseguem expressar seus sentimentos através de palavras, muitos usam o corpo para se expressar. Por exemplo: eles usam um estilo de roupa diferente, um corte de cabelo arrojado etc. Nessa fase, eles buscam um grupo como forma de socialização e aceitação.

Os pais devem lembrar que a adolescência é apenas uma fase, é um comportamento difícil, mas que tem curta duração. É importante os pais lerem sobre essa fase de vida do seu filho. Um conflito muito comum, entre pais e filhos, é a questão do sono. Dormir demais ou ficar com insônia é um problema hormonal, característico da adolescência, e não é um problema de caráter.

É importante que os pais sejam ouvintes e tenham, como objetivo, melhorar a auto-estima do adolescente com palavras e atitudes carinhosas, no lugar de apelidos ou palavras duras como o termo "aborrescente", por exemplo.

Também é importante estabelecer regrar básicas, como: horário para as refeições, ajudar nas tarefas de casa (lavar uma louça, por exemplo), respeitar os líderes na igreja, dedicar-se aos estudos e reservar um tempo para lazer.

Caso você seja um adolescente, não tente mudar o mundo. Pense em mudanças menores. Procure deixar seu quarto limpo e organizado; tenha amizades sadias; seja honesto com os seus pais; fale a respeito de seus sentimentos; respeite a opinião deles e não reclame. O importante nesse momento, é que os pais e filhos busquem o conhecimento e respeito mútuo, para que a família atravesse essa fase de maneira feliz. Pense nisso! Deus os abençoe!

veja também