Como lidar com a insônia na menopausa

Como lidar com a insônia na menopausa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

As perturbações de sono tornam-se mais freqüentes à medida que envelhecemos e, no caso específico das mulheres, elas manifestam-se especialmente no período da menopausa. Se já sofria de insônia antes de entrar nessa fase, as notícias não são boas: a tendência é piorar. No entanto, existem algumas precauções que podem ser tomadas para combater este sintoma.

Não consigo dormir! Por quê?

A insônia é uma perturbação do sono definida como a dificuldade ou incapacidade de adormecer e/ou voltar a dormir depois de acordar, e é um sintoma muito freqüente na menopausa. São dois os principais motivos que contribuem para o seu aparecimento, persistência e agravamento: os suores noturnos que depois de manifestados dificultam o voltar a adormecer; e a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) que se manifesta por meio de de um formigueiro desconfortável ou dores nas pernas, fazendo com que a mulher sinta a necessidade de agitar as pernas ou mudar constantemente de posição para aliviar o mal-estar. Ambos os cenários resultam em noites mal dormidas, o que, por sua vez, vai refletir-se negativamente no seu dia-a-dia com a acumulação de cansaço e fadiga física. Saiba o que se deve e o que não se deve fazer para assegurar noites mais tranqüilas, garantir o seu sono de beleza e de repouso.

O que evitar à noite

Ingerir muitos líquidos antes de ir para a cama - uma bexiga cheia é um enorme perturbador de sono.

Bebidas com cafeína - café de saco, café instantâneo, descafeinado, chá, chocolate quente, Coca-Cola e outros refrigerantes com cafeína.

Bebidas alcoólicas - muitas são estimulantes.

Carnes defumadas, queijos curados, chocolates, pickles, tomates - estes alimentos contêm tiroxina, um químico que estimula o cérebro, despertando a pessoa.

Refeições pesadas ou ir para a cama com o estômago cheio. No entanto, também não se deve deitar com fome, ou seja, nem oito nem oitenta. Se sentir necessidade, tome um iogurte, coma um pouco de queijo fresco, uma banana ou beba um copo de leite morno.

Muitas horas de televisão, Internet, atividades extenuantes ou permanência em ambientes com muito ruído.

Olhar repetidamente para as horas - quanto mais o tempo passar, mais impaciente você ficará e mais difícil será adormecer.

Dicas para combater as noites em branco

Mantenha o quarto fresco (com uma temperatura ambiente agradável) e tranqüilo, de preferência livre de computadores, equipamento de exercício físico ou televisão (a não ser que esta a ajude a adormecer).

Faça algo relaxante antes da hora de dormir - ouvir um pouco de música tranqüila, tomar um banho de imersão, ler, meditar, dobrar roupa etc.

Beba um copo de leite morno antes de se deitar. O leite contém triptofano, um químico responsável pela indução do sono. Outros elementos que contém este químico são as bananas e a manteiga de amendoim.

Aumente o consumo de magnésio, ferro, vitaminas B e E, que ajudam a reduzir ou até eliminar os efeitos desagradáveis da Síndrome das Pernas Inquietas.

Procure estabelecer e cumprir horários fixos para se deitar e para se levantar.

Para além dos seus muitos benefícios, o exercício físico cansa o corpo de forma natural, potenciando um sono descansado.

Massageie o couro cabeludo ou as plantas dos pés com óleo de coco.

Se começar a ficar impaciente na cama, o melhor é levantar-se um pouco, ir à cozinha, beber um pouco de água, sentar-se no sofá da sala e tentar relaxar antes de voltar a se deitar.

Experimente um tratamento natural à base de passiflora ou valeriana (disponível nas ervanárias).

Se o problema persistir ou se agravar, procure seu médico, que pode receitar compridos para dormir. No entanto, tenha cuidado com a quantidade e duração do tratamento, uma vez que este gênero de fármaco cria dependência e deixa de surtir o mesmo efeito após uma ingestão prolongada.

Postado por: Adriana Amorim

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições