Como o pai pode ficar mais próximo do filho na escola?

Como o pai pode ficar mais próximo do filho na escola?

Atualizado: Quarta-feira, 22 Julho de 2009 as 12

Quando um filho chega na vida do casal, geralmente as mães querem dominar todos os cuidados que cercam o bebê. Se você ainda faz parte desse grupo, há mais um bom motivo para já começar a dividir as tarefas com ele.

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois sugere que pequenas interações do pai com a criança, como a hora de trocar a fralda, além de estabelecer um vínculo pai-filho mais forte, aumentam a chance de ele se interessar e se envolver com o desenvolvimento da criança na escola mais tarde.

Isso porque, segundo a pesquisa, a figura paterna está sempre vinculada com aqueles momentos em que a criança está com algum problema no ambiente escolar, diferente do que acontece com as mães, que acompanham o dia a dia de uma forma geral.

Segundo um dos pesquisadores, Brent McBride, professor de desenvolvimento humano na Universidade, se o pai desenvolver uma interação afetuosa com o filho desde cedo, mais tarde, quando a criança chegar da escola, vai se sentir à vontade para contar como foi seu dia. E essa relação mais próxima permitirá que a criança se aproxime do pai com mais confiança e ele responda ao entusiasmo ou à frustação do filho de maneira positiva.

O estudo ressalta, também, que o incentivo para incluir os pais nas tarefas com os filhos não precisa vir só das mães. É fundamental uma mudança de postura da escola, que deve trazer mais a figura paterna para dentro do ambiente escolar.

veja também