Como trabalhar sob pressão

Como trabalhar sob pressão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Tarefas em excesso, prazos apertadíssimos, boatos de demissões, metas quase impossíveis de cumprir... E a certeza de que a gente não pode decepcionar. Quem aguenta? Fique fria. Para que você comece a ganhar o controle da situação, analise as principais fontes de pressão no ambiente profissional apontadas por experts:

Medo de perder o emprego

Como manter a empregabilidade em uma mercado cheio de ansiedade por novidades, que mantém os funcionários sob constante avaliação?

Concorrência cada vez mais forte

Até mesmo sua colega, com quem você se dá tão bem, é sua concorrente, pois a qualquer hora a direção pode ter de escolher entre uma das duas para ser promovida ou, ao contrário, dispensada. Com isso, você não relaxa, fica atenta aos passos dela e de todo mundo.

Uma auto-análise muito rígida

Há quem pense que, se não fizer o impossível, é incompetente. Não por acaso os perfeccionistas tendem a ficar doentes.

Relacionamento difícil

Você engole sapos para evitar brigas com chefes ou parceiros de trabalho.

A obsessão pela qualidade de vida

Quando o prazer se transforma em obrigação, costuma gerar angústia e culpa.

Invasão tecnológica

Com a internet e o celular, o profissional, hoje, fica disponível o tempo todo. Como pode relaxar?

Táticas de guerra

O que fazer, na prática, para não se sentir uma bomba-relógio prestes a explodir? Muitas coisas, começando por reconhecer que a pressão não vai acabar porque você se sente incomodada com ela. Analise friamente o que é fato e o que é fruto da sua ansiedade, neurose mesmo - por exemplo, seu chefe é fã do seu trabalho, mas você fantasia que vai receber o bilhete azul a qualquer momento. Também avalie seus pontos fortes, as estratégias que utiliza para ganhar visibilidade e a sua postura diante de novos desafios:

Um tempo para você

Aproveite as horas livres para descansar a mente, ganhando assim clareza e calma para resolver os conflitos no trabalho. Você pode adotar práticas simples, como caminhar descalça na grama, reservar pelo menos uma hora por semana para cuidar do seu visual, fazer trabalhos manuais, buscar a ajuda de um psicólogo...

No trabalho

Algumas mudanças de comportamento no próprio ambiente de trabalho também aliviam a pressão. Traduzindo, procure se entrosar com os colegas para ganhar cooperação, evite levar os problemas de casa para o escritório e vice-versa, mantenha o bom humor e, principalmente, valorize o seu tempo.

Prazer é a palavra-chave

Com paixão, os riscos de cair na armadilha da tensão prejudicial ao seu rendimento caem drasticamente. Quem gosta do que faz, dos colegas com quem faz e do lugar onde faz geralmente atinge uma alta performance e é menos pressionado.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições