Contraceptivo sem hormônio. É possível?

Contraceptivo sem hormônio. É possível?

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 11:01

A pílula anticoncepcional é uma das formas mais seguras de não adiantar seu sonho de ser mãe. Uma nova pesquisa realizada na Universidade de Newcastle, na Austrália mostra que é possível a fabricação de contraceptivos não-hormonal para as mulheres. Os cientistas exploraram o desenvolvimento de um agente que imobiliza o esperma sem matá-lo, e que reduz o risco de infecção sexual.

O estudo foi feito com ratos e tem o objetivo de aumentar as opções de contraceptivos para as mulheres, já que os remédios usados hoje possuem grande quantidade de hormônio. Os pesquisadores garantem que a mulher não poderá engravidar porque as moléculas deixam o útero em um estado que impede a gravidez.

Segundo Waldemir Rezendo, ginecologista do Hospital das Clínicas, o remédio dificilmente funcionará nas mulheres. "Se o contraceptivo fosse usado pelos homens, talvez poderia dar certo por diversos fatores. Mas não vejo como pode funcionar na mulher porque são 20 milhões de espermas subindo pelo canal uterino e é difícil barrar todos", diz.    

veja também