Cuidados com a posição de seu bebê

Cuidados com a posição de seu bebê

Atualizado: Segunda-feira, 5 Maio de 2008 as 12

Na América Latina, colocar o bebê de lado ou de deitado de barriga para baixo é cultural, mas não faz bem. Segundo a dra. Renata Waksman, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria,  a posição mais segura é de barriga para cima. Os pais não sabem da importância da posição e muitas vezes não recebem orientação adequada.

"Desde o início da década de 80, ao se constatar o alto índice de morte súbita ou a síndrome da morte no berço, associada à posição de bruços que os bebês eram colocados para dormir, inúmeras pesquisas relacionaram óbitos de bebês sadios durante o sono à esta posição", ressalta a dra. Renata.

De acordo com a dra. Daniela Tomé, a posição da amamentação também é importante. A cabeça da criança deve ficar em um ângulo maior ou igual a 45 graus para evitar que o leite chegue ao ouvido e ocasione secreções na região, assim evitando problemas futuros.

"O cuidado deve ser maior ainda naqueles bebês em aleitamento artificial (fórmulas infantis na mamadeira), pois há sempre uma tendência de colocar o bebê deitado durante a mamada. A situação fica mais complicada quando o lactente já mama sozinho segurando a mamadeira, e ele mesmo tende a se recostar e procurar uma posição horizontal para mamar, o que determinará acúmulo de leite em locais inapropriados, favorecendo os episódios de otite", enfatiza dra. Marina Buarque.

veja também