Deu piolho!

Deu piolho!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Por mais cuidado que se tenha com a higiene do seu filho, não há jeito: se você recebeu um aviso na agenda da escola, alertando sobre um caso de piolho na turma, pode ir se preparando. "A infestação pelo inseto, tecnicamente conhecida como pediculose, é altamente transmissível, uma verdadeira praga. Principalmente entre as crianças de idade pré-escolar e escolar", avisa a dermatologista Meire Brasil, da Universidade Federal de São Paulo. O piolho se alimenta de sangue, restos de pele e gordura. Assim, quanto maior a higiene, melhor.

Afaste os bichos

Coceira e couro cabeludo irritado. Esses são sintomas clássicos de que o piolho está em ação. "Umedeça o cabelo da criança com água morna e passe um pente fino, procurando cuidadosamente pelo inseto", ensina a dermatologista Meire Brasil, da Universidade Federal de São Paulo. O piolho tem uma coloração marrom-acinzentada e seus ovos, mais conhecidos como lêndeas, são esbranquiçados. Por isso, use uma toalha colorida para facilitar a perseguição ao invasor. Se a presença se confirmar, leve a criança a um especialista. Existem tratamentos tópicos e por via oral muito eficazes para combater o problema.

Por Adriana Toledo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições