DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Atualizado: Domingo, 8 Março de 2009 as 12

O antigo "sexo frágil" passou a ocupar mais cargos de direção e vem atuando lado a lado com os homens

Cristina Kirchner (presidente da Argentina), Hillary Clinton (secretaria de estado do Estados Unidos), Dilma Roussef (ministra da Casa Civil do Brasil) , Angela Merkel (chanceler da Alemanha), Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna), Vanda Scartezinni (ex-secretária nacional de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e assessora especial de TI do Governo do Estado de São Paulo) e Marcya Machado (presidente do Inovacomm Latin America). O que essas mulheres têm em comum? Elas têm talento, inteligência e garra, além de serem líderes em suas áreas de atuação e terem alcançado o respeito merecido pelo trabalho que exercem.

Todas essas mulheres citadas acima e tantas outras nem tão famosas serão lembradas no próximo dia 8 de março, durante a comemoração do "Dia Internacional da Mulher". Quando esta data foi criada, em 1910, muitos países, além dos festejos e homenagens, realizavam conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade e tentar reduzir o preconceito e a desvalorização do "sexo frágil". Iniciativas que foram imprescindíveis para a enorme evolução das últimas décadas e que ainda são fundamentais para as novas conquistas que estão por vir.

No segmento de Tecnologia da Informação (TI), que historicamente sempre teve predominância masculina, algumas mulheres já estão assumindo lugares de destaque. Um bom exemplo disso é a empresária Marcya Machado. Recentemente ela foi convidada para assumir o cargo de presidente do Comitê de Tecnologia da Brukcham (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil - Reino Unido), além de também presidir o maior evento de tecnologia da comunicação da América Latina, o InovaCOMM Latin America.

Mas o sucesso de Marcya não aconteceu por acaso. Ela atua há 15 anos no mercado de TI. Já esteve a frente de grandes corporações como Grupo Bunge, Playcenter, Nortel Networks e Arthur D. Little. Também foi a idealizadora do I Fórum VoIP - IP em 2005, desenvolveu o sistema de Middle Marketing para atender o mercado PME´s (pequenas e médias empresas), através do qual leva a estrutura completa de comunicação e marketing ao alcance desse mercado.

De acordo com um estudo da Catho, as mulheres ocupam hoje 40% dos cargos de liderança. Essa pesquisa foi feita em 94.923 empresas e com 360.501 executivos. A pesquisa também constatou que apenas 20% dos presidentes de empresas são do sexo feminino.

veja também