Dicas para você ajudar o seu filho a ler escrever

Dicas para você ajudar o seu filho a ler escrever

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 2:05

Você sabia que o ideal é incentivar seu filho a ler desde bebê? Quando crianças ouvem histórias contadas pelos pais, começam a entender coisas básicas. Aprendem que a leitura é feita da esquerda para a direita, veem a diferença entre palavras e desenhos...Confira outras dicas:

Como deixar o processo mais divertido? Faça brincadeiras para seu filho gostar de ler e escrever. Pendure uma lousa na sua casa, brinque de fazer ditados ou palavras cruzadas e torne a missão algo alegre.

Como faço para estimular meu filho a ler? O pedagogo Luca Rischbieter afirma que as crianças imitam os pais e é preciso dar o exemplo. Tenha em casa, à mão, revistas, livros e jornais. Leia e comente com ele a respeito das coisas novas que descobriu após a leitura.

O que posso fazer para ajudar meu filho a escrever? Tenha sempre espalhado pela casa lápis, canetas, lápis de cor e papel. Escreva bilhetinhos, peça a ajuda dele para escrever a lista de supermercado e montar álbuns de fotos com legendas. Ele vai adorar.

A letra do meu filho é muito feia. Isso é um problema? Não. Quando a criança está começando a escrever, ainda não tem tanta habilidade. Com o passar do tempo, vai adquirir prática e melhorar a letra. Observe atentamente a mão que ele usa para fazer outras atividades. Há casos de crianças canhotas que aprenderam a escrever com a mão direita e, por isso, não têm a letra muito bonita.

Devo me preocupar com a linguagem de internet? Depende. Crianças que crescem em contato com livros infantis, contos e poesias conseguem entender e apreciar o uso da linguagem correta. É responsabilidade dos pais criar esse ambiente rico em cultura e ensinar aos pequenos que a linguagem de internet fica na internet!

Posso pressionar meu filho para ele aprender rápido? Não. Cada criança tem seu próprio ritmo. Com o tempo, ela absorve as informações. Evite compará-la também com outras crianças.    

veja também