O economista Marcel Solimeo foi o entrevistado do programa Falando em Dinheiro de ontem (. Ele falou sobre como começar a guardar dinheiro. O segredo é ter controle. As pessoas precisam saber onde gastam e como gastam seu dinheiro. Desta forma é possível saber o que dá para cortar ou economizar, disse Solimeo.Ele falou ainda que fazer o orçamento doméstico não é algo complicado. Basta anotar em um caderno todos os gastos do mês e a renda da família. Sem controle, planejamento e decisão de poupança fica difícil guardar dinheiro, explicou.Percentual ideal para pouparDe acordo com o economista, o percentual de poupança varia de acordo com o perfil financeiro da pessoa. Quem tem renda mais baixa consome quase toda a renda nos itens de subsistência, itens que não se pode cortar, nem comprimir. Se este não for o caso, é importante guardar pelo menos 10% da renda por mês. Mesmo que seja para gastar em um bem durável. Mas, é sempre um hábito saudável que depende de disciplina, determinação e controle.
O Falando em Dinheiro vai ao ar diariamente das 15hs às 15h30m, na rádio Estadão ESPN 92.9 FM, sob o comando de Andrea Assef.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições