Faça do seu cachorro um excelente personal trainer

Faça do seu cachorro um excelente personal trainer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

O cachorro pode ser considerado o amigo do homem não só pelo aspecto afetivo do relacionamento entre ser humano e animal, mas também pelo fato de que o seu cãozinho pode ser um grande aliado para sua saúde no combate ao sedentarismo . Seu passeio diário com o cachorro pode ser transformado em uma agradável atividade física. Esta pode ser a oportunidade de fazer uma atividade muito prazerosa, gratuita e que alia as necessidades do animal e do seu dono. Além dos benefícios mais notáveis desta parceria, o comprometimento com a atividade física se reforçará, pois o cãozinho vai se acostumar a sair todo dia para fazer o exercício, encorajando o dono a manter este hábito saudável.

Porém, antes de iniciar o treino-passeio , é aconselhável procurar um médico e fazer avaliação física e também um check up geral para saber se está pronto para encarar estes exercícios; especialmente no que se refere à saúde do seu coração. O cachorro também deve passar por estas avaliações em um veterinário para que estes passeios sejam vantajosos para os dois.

O primeiro fator a ser levado em consideração na hora de determinar o tipo de treino que você vai fazer junto de seu cachorro personal trainer é o condicionamento físico do animal. Se ele tiver mais resistência física e boa saúde, poderá te acompanhar em um treino mais puxado; porém se o cachorro estiver em más condições de saúde, você precisará respeitar os limites dele.

Outro aspecto importante é o porte do cachorro. Os pequenos não conseguem acompanhar o mesmo passo do homem, por isso servem apenas para pequenas caminhadas . Já quem deseja treinar corridas ou distâncias mais longas precisa da companhia de um cachorro de médio ou grande porte. Cachorros com mais de 20kg podem correr bastante sem o risco de infarto.

A idade do cãozinho também é determinante no que se refere ao tipo de passeio-treino a ser realizado em conjunto. Se o cachorro já for bem velho, não pode se esforçar em longas caminhadas mesmo que seja devagar. Cães de maior porte entram na senilidade em torno dos 8 anos enquanto os menores ainda aguentam este tipo de treinamento até os 10 anos.

Desde que todos esses fatores sejam considerados e as limitações de ambos respeitadas, o próximo passo é procurar um personal para montar o programa de atividades físicas com seu cachorro e colocá-lo em prática. Desta forma você passará um tempo de qualidade com seu animal de estimação, ambos se beneficiarão desta atividade e você estará sempre motivado a praticar esse treino.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições