Garotos e garotas têm desenvolvimento diferenciados

Garotos e garotas têm desenvolvimento diferenciados

Atualizado: Terça-feira, 12 Janeiro de 2010 as 12

As meninas crescem mais rápido e mais cedo, já os meninos são mais pesados e dominam os movimentos mais complexos

Em média, os meninos não atingem 50% de sua altura adulta antes dos 2 anos, enquanto meninas podem atingir essa marca com apenas 20 meses. Meninos também atingem a puberdade aproximadamente dois anos depois das meninas e tendem a continuar crescendo por mais três anos.

As meninas têm uma vantagem grande na fala, com um uso mais eficiente dos centros de linguagem nos dois hemisférios do cérebro. Aos 18 meses, o vocabulário de uma menina tem cerca de 90 palavras. Os meninos dessa idade, por outro lado, têm apenas 40 palavras no vocabulário. Aos 3 anos, a maioria dos meninos já consegue bater um bom papo.

Meninos geralmente dominam movimentos mais complexos – como bater uma bola e construir torres de blocos - mais cedo do que a maioria das meninas, provavelmente porque a área do cérebro masculino dedicada à relação visual-espacial é maior.

Em média, meninas aprendem a ir ao banheiro aos 35 meses, enquanto os meninos aprendem a usar o penico aos 39. Há teorias sobre o porquê (incluindo a de que o banheiro da mãe é o mesmo da filha, e é ela quem ensina mais), mas sem confirmação.

Meninos pesam em média 3,4 kg ao nascer, enquanto as meninas pesam em média 3,3 kg. Onde eles ganham essa massa corporal? De sua mãe: em média, mulheres grávidas de meninos consomem aproximadamente 10% de calorias a mais do que aquelas que esperam uma menina.

por Wendy Toth / Tradução de Mariana Setubal

veja também